Polêmica: Paulo Brasil poderá ter seu mandato de vereador cassado
De acordo com informações colhidas junto ao Cartório da 41ª Zona Eleitoral de Esperantina o primeiro Suplente de Vereador Raimundo Rodrigues Fontinele – PMDB entrou com um pedido de impugnação de mandato contra o Vereador Paulo Alfonso Santos Sousa, conhecido como Paulo Brasil – DEM, que foi recentemente diplomado.
Segundo o funcionário do Cartório Eleitoral, Dário Ventura do Nascimento declarou que a Juíza Eleitoral recebeu e já enviou dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral que é de 72 horas após o ato de diplomação o pedido de impugnação para uma instância maior, que foi o caso do Tribunal Regional Eleitoral – TRE decidir pela perca ou não do mandato em questão.
Conforme declarou o funcionário à situação não é nada boa para o candidato eleito já que o próprio colega de partido o terceiro suplente de vereador Moisés Pontes Pastana – DEM confessou através de documento que a sua candidatura foi efetuada fora do prazo permitido pela Justiça Eleitoral.
Já alguns especialistas na área jurídica afirmam que o médico e político Dr. Raimundo pode já preparar o paletó que a vaga está garantida.
Que coisa, hein! É vivendo e aprendendo com esta política de Esperantina.
Nada contra o Vereador Paulo Brasil. Agora, qualquer cidade do Piauí se sentiria orgulhosa em ter entre os seus edis uma figura valorosa, correta, íntegra e humana como o médico Raimundo Fontenele. Dr. Raimundo Fontenele é uma figura extraordinária, dedicado a salvar vidas como médico, e que em boa hora colocou o seu nome para compor e engrandecer a nossa Câmara. Reconheço publicamente a grandeza deste cidadão.
Nossa que maravilha, espero que Dr. Raimundo assuma mesmo porque ele merece, pos é nao só uma boa pessoa como um bom médico, e tenho certeza que irá ajudar muito mais a populaçao de esperantina. Parabens Dr. Raimundo, você merece……..
Seria ótimo para nossa sofrida população e, principalmente para a nossa, ainda, desacreditada câmara municipal contar com a presença de um cidadão de bem, politisado e que realmente presta serviços de qualidade por intermédio de sua profissão de médico a toda uma populão carente, além de ser um esperantinense de fato e de direito, ao contrário desse aventureiro e projeto de vereador que por infelicidade do povo de Esrantina ainda foi eleito ao apagar das luzes. A justiça deve fazer justiça ao afastar o último dos forasteiros que ajudaram a acabar com nossa cidade.
Reconheço os préstimos do Dr. Raimundo como médico, seria com certeza um bom vereador, mas entendo que para assumir a edilidade o candidato tem que ter legitimidade, e o eleito foi Paulo Brasil, que do ponto de vista de realizações e assistencialismo é um dos mais atuantes na Câmara.
Bem, quem teria realmente a perder com a impugnação do mandato do Ver Paulo Brasil? Esperantina. Por quê? Vamos aos motivos:
1. O Ver incentiva os grupos de pequenos produtores, principalmente os cajucultores e os ovinocaprinocultores, inclusive criando as respectivas associações. Afinal no mundo de hoje, as palavras de ordem são, empreendedorismo, desenvolvimento endógeno e sustentável.
2. Graças a este trabalho, os produtores de Esperantina tiveram a oportunidade de conhecerem novas tecnologias junto ao Sebrae, Senai, UFPI, Embrapa e outras instituições indo até seus laboratórios e escritórios, conversando com técnicos e diretores.
3. Para quem ainda não acredita neste trabalho, um bom exemplo disso foi a Feira de Esperantina, realizada dias 26, 27 e 28 de set 08, onde todos puderam apreciar comidas feitas de caju, e principalmente da carne do caju.
4. Outra ação foi a reorganização da Colonia de Pescadores. Esperantina, com mais de 60 Km de rio, possuiu a 15 anos uma colonia que foi abandonada. Hoje, os pescadores sócios da colonia já tem seus direitos garantidos, inclusive o seguro desemprego durante a piracema.
5. E ainda temos, o incentivo ao artesanato, ao bordado, ao grupos juninos (Perguntem a turma das quadrilhas Asa Branca e Retiro dos Ciganos se foram importante ou não o Arraiá do Tira Teima, idealizado pelo Ver), a alfabetização de jovens e adultos parceria formada pelo SESI, os vários cursos já oferecidos, inclusive o mais recente deles, o Cozinha Brasil, e muitas, muitas outras coisas.
6. A quem acha que o Dr Raimundo merece a vaga por ser esperantinese, então o que seria de Esperantina sem o ALEMÃO que fundou a AMARE, os ITALIANOS que fundaram o CEPES, os ALEMÃOS que fundaram a KOLPING, e todos os empresários, vereadores, prefeitos e todos os cidadãos que se tornaram esperantineses de coração, mas que são tão forasteiros quanto o Ver Paulo Brasil? O seria dos esperantineses que prosperam de alguma forma mundo a fora, ou seja, que são forasteiros, se fossem tratados com a mesma hostilidade que alguns ditos esperantinses tratam os “forasteiros” daqui? O que teria sido do Prefeito Eleito Sr francisco Antonio se, ao ir pra Teresina, tivesse encontrado pessoas com o mesmo pensamento xenófobo? Não nos apeguemos, portanto, a este fraco argumento da naturalidade, mas sim ao serviço que é e poderá ser prestado a Esperantina.