Polêmica: Idosa morre de Infarto Fulminante em Esperantina depois que funcionários da Eletrobrás ameaçaram cortar sua energia elétrica
Um fato inusitado e bastante curioso aconteceu na cidade de Esperantina no último final de semana, em função da morte da aposentada e católica fervorosa Ilza Rocha Gomes de 72 anos de idade, que faleceu na noite do último sábado (26), vitima de um infarto fulminante.
De acordo com informações precisas de populares e de alguns integrantes da propria família da aposentada, o seu rápido falecimento pode ter sido motivado em função de que alguns funcionários da Empresa Eletrobrás Distribuição da cidade de Esperantina foram até a sua residência para cortar a sua energia elétrica, o que deixou a mesma bastante nervosa.
O momento do corte
Segundo o seu esposo e agora viúvo Manoel Vieira Gomes que também tem 72 anos de idade disse que desde quando o casal vive juntos nunca ninguém havia aparecido na sua residência para cortar, seja sua água ou a sua energia.
Senhor Manoel, explicou para a nossa equipe de reportagem do jornalesp.com que o erro maior foi devido a sua esposa em vez de pagar o mês de março que estava mais atrasado, pagou foi o mês de abril, e embora tenha explicado este fato para os dois funcionários da Empresa Eletrobrás, mesmo assim, os dois rapazes disseram que não poderiam fazer nada que a ordem era para cortar, mesmo.
“A minha esposa quase chegou a se ajoelhar nos pés deles implorando para que eles não cortassem a nossa energia que estava tendo um engano e mesmo assim eles sempre falavam que iriam cortar assim mesmo a nossa luz, foi quando a minha mulher falou mais uma vez para eles, moço em vez de vocês cortarem a minha energia, Eu prefiro que vocês cortem o meu dedo, foi que eles desistiram, foi aí que Eu tive de ir pessoalmente resolver o caso lá na Cepisa”, declarou o viúvo.
O aposentado falou que não entende como é que uma Empresa como a Eletrobras sai por aí fazendo corte nas casas das pessoas, com apenas um único talão atrasado e o que é pior, em uma casa que moravam apenas três pessoas, duas idosa e um portador de necessidade especial.
O Infarto Fulminante
O viuvo relatou ainda para a nossa equipe de reportagem que se encontrava assistindo a missa através do canal rede vida ao lado da esposa quando em um determinado momento a mesma saiu e não mais retornou, foi quando o mesmo se dirigiu até o banheiro e ao chegar encontrar a idosa já morta.
A filha primogênita do casal Maria do Socorro Gomes que reside atualmente na capital federal e que veio exclusivamente para o velório e o sepultamento de sua mãe, disse que a morte de sua genitora pegou todo mundo de surpresa.
“Eu não entendo como tudo isto veio acontecer com minha mãe até porque Ela era uma pessoa cheia de vitalidade, não tinha problema de colesterol, nem diabete e vivia normalmente, inclusive a gente se falava quase todos os dias e por incrível que pareça Ela nunca me falou de alguma alteração na sua saúde”, disse a estudante de Veterinária.
Maria do Socorro considera que talvez a questão da ameaça do corte de energia tem influenciado para que a mesma tivesse alterado a sua pressão arterial, bem como também o seu fator psicológico.
O Enterro
Vale ressaltar que a aposentada faleceu por volta das 19:00 horas da noite do último sábado (25), e o seu sepultamento foi realizado na manhã desta segunda-feira (28), no Cemitério São João Batista. Já o velório da mesma foi realizado na sua própria residência localizada na Rua Inácio Nóbrega.
O Reencontro com o Filho
Lembrando que antes de morrer, a aposentada conseguiu rever com a ajuda deste importante meio de comunicação um de seus filhos que se encontrava a 23 anos desaparecido da família. O reencontro entre filho e mãe foi de muita alegria, já que a aposentava dizia que antes de morrer acreditava que encontraria o filho vivo.
Veja matéria, abaixo relacionada a esse assunto:
Piauí é segunda Lugar É Pior!!! A empresa Eletrobrás Distribuição da cidade de Esperantina-Piauí.
Eletrobrás Piauí é segunda pior empresa elétrica do Brasil:
Todo piauiense já sabia disso, mas agora é oficial: a Agência Nacional de Energia Elétrica oficializou nesta sexta-feira a Eletrobras Piauí, ainda chamada de Cepisa pela Aneel, como a pior empresa de distribuição de energia do Nordeste.
A notícia é ruim e se torna ainda pior para os piauienses, que vivem buscando comparações com o Ceará e Maranhão. São desses dois estados as duas melhores concessionárias de energia do país, a Coelce e a Cemar – ambas empresas privadas.
O ranking das distribuidoras de energia do país em relação à qualidade do serviço prestado foi apurado com base em indicadores de janeiro a dezembro de 2011. A Eletrobras Piauí, porém, não segura a bandeira nacional da ruindade elétrica. Essa ‘honra’ coube à companhia de energia do Pará – Celpa, 33ª colocada. A Eletrobras Piauí é a segunda pior do país. A terceira é a Light, que atende a região metropolitana do Rio de Janeiro.
Uma empresa de energia que atua em municípios do interior do estado de São Paulo, a Caiuá Distribuição de Energia, é a terceira melhor colocada no ranking da Aneel.
O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade – DGC, formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC (tempo de duração das interrupções) e FEC (quantidade de vezes em que o fornecimento é paralisado) das distribuidoras em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL. Isso significa que as distribuidoras mais bem colocadas possuem, na média, melhor continuidade do serviço em relação às demais.
Segundo a Aneel, o ranking é um instrumento que incentiva as distribuidoras a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Mesmo para as distribuidoras que estão abaixo dos limites regulatórios, existe incentivo para que elas continuem buscando as melhores posições.
A Aneel considera que a publicação do ranking também contribui para aumentar a transparência da gestão dos indicadores de continuidade e incentiva o envolvimento da sociedade neste processo. Além disso, acompanha as melhores e mais recentes práticas internacionais, incorporando-as à realidade nacional.
O ranking das empresas é o seguinte:
POSIÇÃO EMPRESA ESTADO
1º COELCE CE
2º CEMAR MA
3º CAIUÁ-D SP
4º CELPE PE
5º CPFL-Paulista SP
5º COPEL PR
7º ENERSUL MS
8º COSERN RN
8º CPFL- Piratininga SP
10º EMG MG
11º ELEKTRO SP/MS
12º RGE RS
12º ESCELSA ES
14º BANDEIRANTE SP
14º EPB PB
14º AmE AM
14º CEMAT MT
18º AES-SUL RS
19º CELESC SC
20º CEMIG-D MG
20º COELBA BA
22º CEEE-D RS
23º ELETROPAULO SP
24º CELTINS TO
25º AMPLA RJ
25º CERON RO
27º CEB-DIS DF
28º CELG-D GO
29º ESE SE
30º CEAL AL
31º LIGHT RJ
32º CEPISA PI
33º CELPA PA
Ela deveria era ter mais cuidado.Tanto com as contas como também com a saúde.Os funcionários só recebem ordem.lamentável…
Caro VAZIM, em primeiro lugar vc deveria respeitar a dor dos outros. e e segundo lugar a empresa não deveria cortar a energia, pois a energia é um bem essencial para a familia, e por lei tudo o que é essencial para a sobrevivencia humna não deverá ser enterropido. A cepisa ou eletrobras piaui tudo são merda do mesmo jeito, não deveria agir deste jeito. a familia deveria entrar com processo de indenização, pois a empresa sabe que não deveria fazer isto, mesmo tendo 3 talões vencido, e neste caso só tinha um talão vencido, mesmo sendo em mês anteriores.
Valzim, se esse é seu nome mesmo. Quero lhe falar uma coisa muito importante. Espero que o senhor chegue a idade de dona Ilza, se chegar o senhor será um vitorioso. Sabemos das falhas da Eletrobras, e sabemos também da falta de compreensão de alguns usuários de energia elétrica do nosso estado, Pi, nesse sentido temos que ter cautela quando formos lidar com idoso, naturalmente eles poderão não ter a argumentação e o discernimento para discutir com um colaborador da Eletrobras, tão pouco medir gritos e ordens para evitar o desligamento da energia elétrica, temos convicção que estão somente fazendo seu serviço. Mais um trabalhador seja ela qual for, tem que ter bom censo e empatia com o outro. Agora vou lhe fazer outras perguntas e responda: se fosse se sua mão que estivesse passado por essa situação? se fosse sua vó que tivesse passado pela mesma situação? qual seria sua reação? Se nunca tiverem passado por isso, que Deus os abençoe. Não podemos julgar ninguém, principalmente quando perdemos um ente querido, tenha mais respeito com a família enlutada. Um, dois, três ou ….. talões atrasados de energia podem ser pagos, a energia desligada pode ser religada, mais a vida tirada nunca poderá ser recuperada. Fica uma reflexão para você e para todos que acham que podem julgar a inocência de um idoso. Talvez você não pensou antes de postar seu simples comentário. Que Dona Ilza esteja nesse momento ao lado do Senhor Deus Pai.
PODIA SUBSTITUIR O NOME DESSA EMPRESA COMO É ELETROBRAS PODIA SER ELETROMATA. QUANTAS VIDAS ESSA EMPRESA JÁ TIROU.
certa vez quando ainda CEPISA, suspenderam o fornecimento de energia de uma residência bem ao lado da casa de dona Ilza, sendo q a mesma tava com os talões pagos e os funcionários ao chegarem encontraram o imóvel fechado!! e em um ato de irresponsabilidade tome tesoura.. se me apertar eu digo de quem é casa.
fiquei muito revoltado com esta situaçao,foi muito insenssivel da parte deste funcionario,ele é mandado então quem é o culpado é a pessoa que mandou ele não é isto, o chefe é que é o culpado ou não,sera que o chefe dele sabe como ele se comporta falando com pessoas idosas!
Nossa!!! Essa familia deveria ser indenizada por essa factidica empresa de energia elétrica que vem amendrontando a todos em nossa região, inclusive na zona rural, não enviam avisos de cortes, como manda a lei, muito menos esperam por um determinado tempo para que o cidadão usuário coloque as contas em dia, mas como estamos num país de falcatruas que até um ex-presindente da república comete abusos, para quem iremos reclamar? Para o bispo?
Eles pensam que são os donos da empresa chegam na maior humilhaçao do mundo e agora tai uma coisa puxou outra, a humilhaçao deve ter sido tao grande que esta senhora deve ter machucado seu coraçao…MEU DEUS FAÇA JUSTIÇA!
e o pior é que as autoridades nao fazem nada e vai continuar acontecendo até onde esta empresa que presta um pessimo serviço,vai continuar assim!e o pior de tudo é a arrogancia deles quando sua energia vai cortada que vc cidadão vai lá para fazer o pedido de ligaçao tem que pagar 5 reais e esperar um parazo de 24 horas e se vc quiser ligar logo tem que pagar 25 reais rapaiz isto é um roubo absurdo…da nojo, nojo!
É um absurdo uma senhora idosa com toda vitalidade, ainda nem chegou a expectativa do brasileiro viver, ter esse ataque súbito por causa de uma simples conta de energia elétrica, os TUBARÕES estão ai devorando as custas do pequeno consumidor, essa família deveria ser mesmo indenizada, JUSTIÇA JÁ!!!
o sentimento de humilhaçao e raiva foi tão grande que fez o coraçao dela infarta!coitada da dona Ilza!ja pensou ,e se fosse ele ou a mãe dele ou no futuro os filhos dele!é pois se esta pessoa que fez isto com uma senhora de 72 anos vai pagar em breve porque tudo que voce faz seja bom ou ruim tem retorno e é a lei da natureza por isto que a terra é redonda!
Nossa que falta de respeito com uma senhora de 72 anos,cadê a delegacia do idoso!
Quanta ineficiência desses subordinados, mesmos sendo paus mandados, não é para agirem dessa forma, vamos ver se as contas de energia elétrica da casa deles estão mesmo em dia!? Bando de unhas de fome, nessa casa haviam somente dois idosos e um deficiente mental, aproveitaram-se da inaptidão dos moradores para ameaçarem essa coitada que já foi desso mundo cão para a eternidade, INDENIZAÇÃO JÁ…
ESTA EMPRESA È DESPREZIVEL!
Sò uma duvida..eles foram cortar essa energia a noite..é isso mesmo?? e em pleno sabado?
Rapaiz, como é que pode uma coisa desta um pau mandado chegar e fazer isso com a senhora idosa cade o chefe desta pessoa,ou ele se governa,tem que ser punido,para dar exemplo aos outros ou o chefe é que manda ele agir assim…cadê voce Amancinho…
é vergonhoso trabalhar numa empresa desta né!
MANDA ELE VIR CORTA A ENERGIA DAQUI DE CASA ESTE FUNCIONARIO DO DIA EXEMPLAR!
E AGORA !TA SEM JEITO NÈ!
UM VERDADEIRO ABSURDO, ISSO TEM QUE SER APURADO E INVESTIGADO. ISSO É UM ABUSO, MEU DEUS DO CÉU ATÉ ONDE VAI A ARROGÂNCIA DE PESSOAS QUE NÃO TEM COMPROMISSO COM O PRÓXIMO, ESSE FUNCIONARIO OU FUNCIONARIOS DA CEPISA OU ELETROBRAS DEVERIA PASSAR POR UM CURSO DE RELAÇÕES HUMANAS, VOCES ESTÃO LIDANDO NÃO É COM ANIMAIS E SIM COM SERES HUMANOS. PRINCIPALMENTE A DONA ILZA UMA MULHER ALEGRE, PORÉM TEM SENTIMENTOS COMO QUALQUER UM DE NÓS. EU ACONSELHO QUE SEJA DENUNCIADO AO MINISTERIO PUBLICO ESSE CASO.
NAo douglas nao foi anoite e nem no sabado e nem foi cortada mas ela foi humilhada,constrangida e envergonhada!perante a vizinhaça o que a deixou depressiva e levou-a a um infarto.ela era uma senhora vaidosa e cheia de saude apesar de ter 72 anos…mas voce douglas só pode ser funcionario ou parente do funcionario para agir com estas palavras de ironia ,e nao adianta voce querer vir com estas palavras idiotas porque se a familia chamar pra grande todos vão sofrer as consequencias entao a empresa e os funcionarios que agiram assim,tem que ficar bem caladim por que qualquer comentario que sair em defesa deste fato…rum umum!agora imaginem quantas e quantas cidadãos passaram por este constrangimento humillhaçao e raiva (pessoas pobres e carentes)que a gente nem sabe!
Eu aconselho a familia procurar um advogado,tenho certeza que testemunha é o que nao falta,eu sei que nada e nem dinheiro nenhum do mundo vai trazer ela de volta ,mas é porque estes bichos são salientes mesmo…e se a gente derrubassem eles do porte e um morresse,o que sera que aconteceria ,sera que eles ou a empresa dispenssaria e o pessimo serviço prestados por eles …eles nao estao nem aí isto é um absurdo!a unica justiça é a de DEUS mesmo!
È FATO!
Não tenho parentes não e muito menos trabalho em tal empresa, apenas perguntei porque na matéria diz que a senhora faleceu a noite e portanto a minha duvida. Não protegi e nem ofendi os funcionários, da próxima vez por favor leia bem a mensagem antes de responder.
Em relação ao fato, é bom que se faça um levantamento serio e em seguida tome as providencias, em tempo digo que mesmo que fosse funcionário e ou parente ainda assim minha opinião seria a mesma.
O fato do filho recem encontrado da Dona Ilza Rocha pode ter colaborado para um possivel infarto, pois vimos em varios noticiarios que o infarto acontece num longo periodo de tempo, ela viveu emoções fortes nos ultimos dias, claro que a empresa prestadora de serviços a Eletrobrás deixa a desejar, mas não podemos querer culpar pessoas pobres que estão trabahando, levando o seu ganha pão para casa dessa maneira…Vocês estavam lá? VIRAM COMO DE FATO ACONTECEU? A abordagem foi quando? Quando ela faleceu?Atirar a primeira pedra é fácil…se colocar no lugar do outro é que é dificil…Rezo e peço a Deus que acolha a nossa irmã Ilza, que plantou aqui na terra e colherá no céu, rogo pela família que vivenciou o reencontro e teve a felicidade de está junto dela nos ultimos dias…LEMBREMOS tudo é PROVIDENCIA DIVINA e DEus é que sabe a hora que nascemos e que morreremos. Muita Paz a todos!
Triste, lamentável, pois ao verem q se tratava de uma idosa, deveriam ter respeito, pois idosos são como crianças, sensíveis, deveriam ter alertado, já q ela apenas se enganou nos talões. Quando colocarão pessoas humanizadas nesse trabalhos?
Poxa imaginem sua mãe ou avó passando por isso e ao fim de tudo vê-las perder a vida?, lamentável que o caso siga, e se houverem culpados que paguem pelo erro.
Quanto os comentário do Erasmo (pagar 5 reais e esperar um parazo de 24 horas e se vc quiser ligar logo tem que pagar 25) eu confirmo, pois vi pessoalmente isso lá na cepisa, quando fui resolver uma pendencia, erro deles, fazem leituras erradas e nossos talões vêm absurdamente caros.
É nao douglas, vc esta se doendo porque voce de certa forma esta dentro da real situaçao, mas é assim mesmo o funcionario ou a empresa tem que falar qualquer coisa para se defender,faz parte!e quer saber vai plantar coquinho!è como diz o comentario numero 24 é fato,e nao historia inventada!quer saber o nome do funcionario vai la na eletromata e pergunta!
Eu tenho são mais de vinte e cinco talões de energia elétrica atrasados e estou esperando os politicos para pagarem para mim nessas eleições, minha energia continua do mesmo jeito e se vierem cortarem aqui sem aviso prévio vamos parar todos na DELEGACIA DE POLICIA DE ESPERANTINA-PI. Ou a gente resolve aqui mesmo na base do toma lá da cá.
Primeiro, meu muito obrigada ao apoio de toda a família e amigos neste momento de dor! eu sou Maria do Socorro filha de Ilsa. E quero dizer a esse cidadão por nome de VALZIM que ele foi infeliz neste comentário dele, ele não deve falar o que não sabe, jamais minha família foi descuidada com contas muito menos com a saúde e que por sinal ela estava “vendendo saúde”. Quero dizer que tudo que está nesta reportagem é veridico, e para quem não sabe, por lei não se pode cessar nenhum meio de bem está, neste caso a energia, a uma família de idosos e com deficiente que é o caso, e se não fosse o caso teria que ter aviso PREVIO e isso não aconteceu. E digo que entendo sim que estes cidadões estavam fazendo o serviço deles, mas eles não agiram com cordialidade diante de dois idosos, onde minha mãe se sentiu constrangida e no momento ficou bastante nervosa e meu pai é quem sofre de pressão alta e no momento também ficou bastante agitado, como está na reportagem ela nunca sofre de problemas cadíacos, não tinha diabetes ou quasquer outro tipo de molestia. É verdade também que nos últimos dias ela foi a mãe mais feliz deste mundo por ter reencontrado o filho que não via há 23 anos. Agradeço aos vários comentários que entenderam a situação e peço aos desorientados que pelo menos respeitem a dor da família e não falem aquilo que não sabem. E acredito que DEUS está ao nosso lado e aceito o que DEUS tem reservado para mim e minha família.