EducaçãoGeral

Polêmica: Alunos do EJA de Esperantina denunciam que serão prejudicados se Escola do estado fechar

EstudantesOs Alunos do Ensino de Jovens e Adultos da Unidade Escolar Estado da Paraiba, da cidade de Esperantina, procuraram a equipe de reportagem do jornalesp.com para denunciar que a Escola em que estudam  atualmente será fechada pelo Governo Estadual.

Vale ressaltar que a referida Escola, é a única do estado que funciona com a modalidade EJA, no município.

EstudanteDe acordo com o pedreiro Antônio Siqueira de 40 anos de idade, que está concluindo a 4ª etapa do curso, disse que caso a sua Escola feche de verdade poderá prejudicar muita gente.

A doméstica Maria Hilda Pereira da Silva de 48 anos de idade falou que está cursando a 2ª etapa do curso e não admite que a Escola seja fechada.Maria Hilda

“A minha residência é bem próximo desse colégio aqui, e da forma como eles estão querendo fechar essa Escola aqui, muitos dos meus colegas vão acabar desistindo por causa da distância das outras Escolas que eles querem que a gente vá para lá”.

Professora BelinhaJá a Professora Isabel Alves, a popular Belinha, disse que não há nenhuma necessidade de se fechar a Escola, nesse momento em função de que está faltando apenas três meses para o encerramento do ano letivo.

Segundo a Professora, caso a Escola seja realmente fechada muitos dos alunos vão acabar desistindo de vez.

“Eu vejo essa situação da seguinte forma, a maioria dos nosso alunos passam o dia inteiro trabalhando e quando chega a noite ainda fazem um tremendo esforço para saírem de suas casas com o objetivo de virem assistirem as aulas e de uma hora para outra recebem uma noticia dessa de que o colégio vai ser fechado, eu considero como um tremendo absurdo e falta de compreensão”, declarou a Professora.

Estudante AlaneA estudante Alane Silva de 18 anos de idade que está cursando a 4ª etapa disse que em hipótese alguma vai deixar a sua Escola enquanto não concluir o seu Curso.

“Já pensou, a maioria desses alunos moram bem próximo dessa Escola e de uma hora para outra eles chegam com essa noticia aqui pedindo para a gente procurar uma outra Escola do município para assistir aulas porque essa aqui vai ser fechada.

Devido as inúmeras reclamações, por parte dos Alunos, Professores e até de alguns familiares de Alunos, a nossa equipe de reportagem do jornalesp.com procurou a atual Supervisora de Ensino da rede estadual de educação, Professora Maria de Fátima Pereira Santos, que na oportunidade explicou sobre o porque do fechamento da referida Escola.Professora Lúcia

Segundo a Supervisora, a ordem de fechamento da referida Escola já vem sendo discutida desde o mês de maio desse ano, quando foi realizado no município uma inspeção escolar que contou com a participação de integrantes da SEDUC e toda a equipe do Conselho Escolar, bem como também a própria Direção da Escola, juntamente com alguns Professores e estudantes.

Lúcia de Fátima relatou que conversou pessoalmente com a atual Diretora, Professora Maria Helena Carvalho, e orientou a mesma para procurar os Alunos e Professores e explicar de que forma seria feito o remanejamento dos mesmos para outras Escolas da rede Municipal de Ensino.

“Eu orientei previamente a gestora da Escola, sobre esse caso, se a nossa Diretora não fez conforme foi orientada, não posso fazer nada”, falou a Supervisora.

De acordo com a Supervisora, no inicio do ano letivo foram matriculados 98 Alunos e atualmente apenas cerca de 20 Alunos estavam comparecendo para estudar, o que segundo Ela, provocou o fechamento da Escola.

A Supervisora chegou a explicar que a evasão escolar de todos esses Alunos, é devido muitos deles foram obrigados a viajar para outros grandes centros em busca de trabalho, enquanto outros desistiram para ingressarem no Projovem.

Lúcia de Fátima falou ainda que no próximo ano será feito um reordenamento de turmas, ou seja, o EJA vai funcionar possivelmente na Unidade Escolar Petrônio Portela, o Ensino Médio, vai funcionar na Unidade Escolar José Nogueira de Aguiar e o Ensino Profissionalizante vai funcionar no colégio Leonardo das Dores.

A Supervisora finalizou pedindo para que os Professores aguardem um pouco mais que nos próximos dias estarão sendo lotados em outros colégios da cidade e que a Escola já foi autorizada o seu fechamento no turno da noite.

]]>

34 Comentários

  1. Se estava previsto o fechamento da escola desde de maio, porque a supervisora esperou chegar no 2 semetre pra fechar? Estranho. Muitos dos alunos irão desistir por conta da distância, os mesmos compraram fardas, tirando dinheiro muitas vezes de onde nao tem pra fazer o sacrificio de concluir os estudos. O governo só fala em educação e neste caso os alunos querem estudar e a supervisora quer fechar a escola por questão pessoal. Por que todos sabem das diferenças que a mesma tem com alguns professores daquela escola. Se fosse questão de quantidade de alunos outras escolas também fechariam, todos nós sabemos que a procura pelo EJA é pouca, são alunos que trabalham, tem deveres em casa, a idade ja é um pouco avançada, só mesmo quem tem objetivo de concluir os estudos. Esperem até próximo ano pra fecheram a escola, sem prejudicar os alunos, vamos contribuir com a educação de fato, deixando as diferenças pessoais em último plano. Vamos ter ética, respeito com esses alunos e funcionários dessa escola senhora supervisora.

  2. Concordo com voce Ana Luisa e sei que não é o governo que ta fazendo isso, porque no tempo do supervisor Valdemir Mirando tinha a mesma quantidade de alunos e nunca fechou nenhuma escola, porque agora tem que fechar? Supervisora faça seu trabalho sem perseguir os outros, seja honesta, tenha ética, respeito com as pessoas. Voce nao irá morrer nesse cargo, um dia pode ser voce. O grande deputado Themistocles filho deveria saber escolher melhor seus representantes na cidade, ele lhe deu esse cargo mas voce é muito incompetente, se você nao se acha capaz de assumir o cargo sem perseguir os outros tente mudar. Consiga as coisas através do seu mérito sem invejar ninguem e muito menos prejudicar ninguém.

  3. Se desde de maio da programado pra fechar a escola porque a senhora supervisora esperou chegar até o segundo semestre p concluir? Estranho. Você ta querendo fechar por diferenças pessoais o que mostra que você não tem ética profissional e nem moral. Os alunos irão sair prejudicados, muitos irão desistir. E nao tem só 20 alunos, voce como supervisora estar mau informada. Quando o Professor Valdemir Mirando era supervisor tambem tinha poucos alunos e nem por isso fechou a escola porque ele sim tem ética, respeita os outros, nao prejudica ninguem por questoes pessoais. Na vida temos que seguir exemplos de pessoas boas, competentes, honestas. Se voce não tem capacidade de crescer sem prejudicar os outros só lamento, mude supervisora porque voce nao irá morrer neste cargo, assim como lhe deram porque ninguem queria podem lhe tirar ha qualquer momento. Faça seu trabalho de maneira limpa, correta, deixe as diferenças pessoais em último plano, voce como professora deve priorizar a educação e dessa forma não ta fazendo. O deputado Themistocles filho com certeza irá saber do que voce ta fazendo de errado, e como ele lhe deu, ele tambem tira. Não coloque culpa no governo, assuma seu atos, eu sei que voce nao tem costume mas aprenda a respeitar pra merecer respeito tambem um dia. Se é pra fechar que fique pro ano de 2012, só falta poucos meses, voce irá prejudicar, acabar com o sonho deles de terminar os estudos, muitos moram perto da escola, chegam cansados do trabalho, vão a pé pra escola, já que eles nao possuem carro como a senhora. Então seja humana e deixe dessa pecuinha, não seja baixa. QUEREMOS A ESCOLA ESTADO DA PARAÍBA FUNCIONANDO EM TODOS OS TURNOS. MUITAS ESCOLAS DO MUNICIPIO QUE FUNCIONA O EJA TEM POUQUISSIMOS ALUNOS E NEM POR ISSO O PREFEITO RESOLVE FECHAR.

  4. Muito interessante essa matéria e digna de discursão.
    Fechar uma escola sem a mínima preocupação do remanejamento dos alunos é fantástico. O responsável pelo fechamento deveria no mínimo ter já de antemão o local certo para onde vão os alunos e professores e é de sua inteira responsabilidade. No ano em que vai se medir o IDEB pouco se preocupa com o psicológico do aluno e do professor. Assim a educação vai, não se sabe pra onde. Na situação em que se encontra o jovem
    esperantinenese à mercê das drogas, caso crítico da nossa cidade, nossos gestores fecham as portas das escolas. Até parece que os nossos profissionais da educação que exercem funções politicas partidárias, não atentam para o causo da educação brasileira. Daqui a tão pouco tempo já não terá mais tanto espaço para o profissional chamado de professor e, se vê nas entrelinhas das justificativas a gloria de se fechar escolas. O próximo ano está chegando e, como opção para tanta corrupção, descaso com a educação, temos o DOUTOR BRANCO.

  5. Não se fecha as portas de uma escola com se estivesse fechando as portas de uma quitanda. É preciso que a supervisora mostre os documentos para os alunos, professores e comunidade em que a escola está inserida. Como cidadão esperantinense, sugiro aos alunos que não deixem de frequentar a escola até que se bote o preto no branco, ou seja que a escola esteja devidamente documentada em relação ao seu fechamento ou não. Para a senhora supervisora minha sugestão é que seja mais parcial em defesa dos alunos, afinal você não é esperantinense?

  6. não deve fecha a escola por que os alunos tão sem escola para estuda iso e uma injustiça quantas pessoas não trabalha manhã e tarde e não pode estudar de manhã por isso não deve fecha…joel

  7. Toda sociedade se desenvolve através da ampliação da educação, mais em nosso estado não funciona assim. Prefere-se ao final de um ano letivo fechar o turno de um colégio que incentivar alunos a frequentar a escola.

  8. Será esse o destino de nossa sociedade, abandonados pelos nossos gestores públicos. Onde estão nossos representantes que não se posicionam contrários a essa medida. Espero que tenhamos memoria suficiente para lembrar da falta de atitude de nossos deputados, prefeito e governador.

  9. A supervisora tem que deixar as diferenças pessoais que ela tem com alguns professores daquela escola e trabalhar direito, de forma competente, honesta. Vamos lá minha gente, a união faz a força e vamos lutar contra essa supervisora Lúcia de Fátima, porque ela ta colocando culpa que é o governo mas é ela mesma que toma decisões sem consultar ninguém e chega na regional de barras dizendo que é a própria escola que manda, colocando culpa nos gestores. Ela podia ter é vergonha de fazer passeios particulares com a família pra luis correia usando o carro e o motorista da supervisão. O carro e nem o motorista é funcionario dela e sim está a serviço das escolas do estado e nao p servir ela e nem a família.

  10. Se fosse pra depender do ensino EJA das escolas, outras ja tinham sido fechadas e nao foram. Supervisora quem nao te conheçe que te compre, voce é capaz de tudo, de puxar o tapete das pessoas em prol dos seus objetivos e de vinganças. Deixe de persegui os professores daquela escola, nao faça os alunos desistirem porque se isto acontecer eles vão parar de estudar nesse periodo, sendo assim perder o ano que ta tao perto de terminar. Muitos dos professores só tem disponivel o horário noturno, voce ja arrumou escolas a noite suficiente pra todos esses professores trabalharem?? Ou isso mais uma vez é uma perseguiçao? Não seja tao baixa quanto parece. O mundo dá muitas voltas e em uma delas voce paga pelo que ta fazendo. Com certeza Deus nao está com ela.

  11. Repudio tal atitude e não tenho especialização educacional, entendo que para um bom profissional da Área educacional e administrador do sistema de ensino publico, deveria trabalha para acrescentar algo de positivo e melhor o que encontrou. Há profissional que deixo de lado sua senciência e passa a destruir e perseguir seus companheiro outrora. Conheça bem quem está ao seu lado dando poder a ela, mesmo sendo passageiro. Alunos contem comigo, companheiros estaremos juntos nesta guerra pessoal.

  12. Se os THE não abrirem os olhos logo, aí é que a reputação deles cairá ainda mais. Porque não colocam gente competente nos seus cargos como fizeram com a UESPI. Parece que com o Valdemir Miranda na coordenação a UESPI de Esperantina vai ressucitar.

  13. E tudo isso por que ela perdeu as eleições em 2009 como diretora nesta Escola!
    Acompanhem o caso:
    https://jornalesp.com/2009/12/04/eleicao-define-a-nova-diretora-da-unidade-escolar-estado-da-paraiba/
    Depois disso, falsificou até nota fiscal para incriminar a Professora Belinha que estava apoiando a Diretora atual.
    https://jornalesp.com/2009/12/16/professores-denunciam-especie-de-mensalao-em-escola-da-rede-publica-de-esperantina/
    Resumindo: O objetivo dela na Supervisão é só perseguir todas as pessoas que ela não gosta e mostrar que tem “poder”. Como está mostrando com essa atitude de fechar uma Escola no final do ano letivo e perseguindo professores por descontar nos seus proventos que já são altos demais (ironia). Um absurdo, uma loucura!!
    “Lúcia, você deve ser uma educadora, honre sua profissão e deixe de picuinha, na vida nós perdemos e ganhamos, se você não sabe perder, aprenda ou se mate, mas não prejudique os outros. Tem muitos alunos que dependem desse resto de ano para ter um diploma, não acabe com os sonhos deles. É muito feio isso, é ridículo. Não chegou nenhum documento fechando a Escola, só coisa da sua cabeça.”
    Um conselho: Vá se tratar, daqui a pouco você passa de professora à psicopata.
    Ah gente, e cuidado para não desapontar essa Lúcia que ela até pode matar vocês, ela pensa que é Deus. Com gente doido a gente não pode brincar. Eu estou falando sério.
    Mas deixa ela com a loucura dela, e nós professores, alunos, pais e comunidade vamos mostrar que temos poder e lutar para mudar este quadro, pois a voz do povo é a voz de Deus.
    Zé Luis, por que não coloca as outras matérias para as pessoas irem acompanhando esse caso. Por que pelo jeito ela não vai parar com suas perseguições e agora que é o primeiro ano. Assim quem sabe a gente lança a novela da Globo, já que ela não foi famosa pela sua competência pode ser famosa pela suas maldades. rs (Uma bruxa mal educada na Educação!, rsrs combinou demais, é a gente tem que rir mesmo para não chorar)
    Coitado dos nossos professores, sorte que são concursados. Por que se ela tivesse o poder de tirar já tinha tirado: Belinha, Helena, Joaninha, Lia, Francisca Correia, Gil, Nádia, Rosimeire, Ivana, Beth, Fabrício…enfim todos que trabalham nessa Escola que não votaram nela. Pena que não tem poder para isso não é Lúcia. Tadinha!

  14. Qual a melhor forma de avaliar o desenvolvimento de um povo?
    Será através dos bens materiais que se consegue acumular, onde uma pequena parte da sociedade fica com a maioria dos recursos e o maioria da sociedade fica na miséria; Ou será através do crescimento das cidades com seus belos centros, com grandes edifícios e belos monumentos, mas com a periferia abandonada sem direito aos serviços sociais mínimos como escolas e hospitais.
    Então me vem a resposta, através da educação. Pessoas com maior grau de estudo, vivem melhor, conseguem melhores empregos e são mais bem sucedidos em sua vida.

  15. No art. 6º da Constituição Federal de 1988, que trata dos direitos sociais à educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Referi-se às condições sem as quais o homem não pode viver dignamente.
    A atitude de fechar um turno escolar, fere nossa constituição e se torna passível de punição nos rigores da lei. Onde está o ministério publico que não se posicionou com relação a isso? Nobre repórter faça essa investigação, da ilegalidade de tal barbaria.

  16. Todos os países desenvolvidos social, político e culturalmente, com maior expectativa de vida e com grandes crescimentos econômicos; passaram por um processo revolucionário na área educacional, com melhorias e ampliação dos sistemas para que chegasse a toda população com qualidade. Em nosso país alem de péssima a qualidade da educação, se tem esse tipo de entrave onde o pobre não tem direito ao estudo. Uma escola publica da periferia onde pessoas tentam escapar da marginalidade através da educação tem esse direito retirado pelo Estado.

  17. Art. 205 – A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
    É dessa forma que é cumprido as leis de nosso país?
    Não tenho vergonha de ser brasileiro, mas dos brasileiros que apóiam e se conformam com essas medidas. Se fosse professor teria vergonha de tratar um assunto como esse com tanta frieza e descaso.

  18. Devemos lutar pelo que é de direito, a educação não deve ser tratada dessa forma. Cadê o SINTE que não está lutando para deixar essa escola aberta. Deve-se entrar em contato com a SEDUC para resolver da melhor forma possível esse problema sem prejuízos para os alunos e professores.

  19. Não precisa ser nenhum doutor, professor, freqüentador de centro espírita ou mestre nas leis, para se notar o erro cometido nesse caso. Devemos salientar do valor que tem a educação, moldando e transformando o caráter e o futuro de muitas pessoas. Pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar quando novos, agora tem seus direitos retirados mais um vez.

  20. Não sei se é pra rir da piada ou é pra chorar de arrependido, por ter votado nesse que colocou ela ai. Não se fecha um turno de uma escola assim do nada, que lei garante isso? Amparada em qual legislação essa medida foi tomada?
    A escola deve levar ao conhecimento das autoridades competentes esse caso para que se tome as devidas providencias. Respeito e dignidade são só o que se pede.

  21. Que medida descabida é essa, em pleno século XXI com o advento das tecnologias de educação tomar uma decisão tão radical, nos leva a própria Idade Media onde só existia uma verdade e a educação não era oferecida a população com o intuito de não questionarem nada. Não é mais aceito hoje em dia essa forma de se trabalhar na educação ou será aceito também a queima das bruxas.

  22. Qual valor a educação tem? Essa escola é tratada como um simples gasto pelos gestores e agora querem cortar esse gasto e fecha – lá. Isso prova que nos só temos valar em tempo de campanha, quando se promete mundos e fundos e nos sempre tomamos no fundo.

  23. É vergonhoso mais é a verdade o descaso com que são tratados os alunos do EJA, fazem um grande esforço para estudarem e agora são tratados como animais despejados de sua escola. Essas medidas mostram a forma como é tratada a educação pelo governo molim, sem o mínimo de respeito e consideração pelos que estudam ou trabalham no colégio , mais quatro anos também passam e eles vem ai.

  24. O antigo supervisor valdemir mirando ele nao fechou nenhuma escola, pelo contrario, ia atras de alunos p estudar. Agora essa supervisora lucia o que faz??? Nada vezes nada. Ela quer fechar mesmo, ela vai atras de tudo so pra fechar a escola. E nao tem nenhum papel oficializando isso é só porque ela nao gosta da escola e de alguns professores de la, porque nao babam ela, é que ela ta fazendo o possivel e até o impossivel pra fechar a escola. Eu sou aluna de lá e digo nao tem 20 alunos tem mais do que isso, ela só gostava da gente quando foi a epoca da eleiçao como ela perdeu agora quer vinganca com os alunos e alguns funcionarios que nao apoiou a candidatura dela. Politicos por favor vejam o que essa mulher ta fazendo, ela corre atras só pra prejudicar as nossas vidas, dê um basta nisso. Lucia voce ta sendo supervisora mas isso é uma chuvinha passageira e voce ta acabando com a imagem do deputado themistocles que te colocou aí neste cargo. Trabalhe dignamente e respeitando os outros. Vivemos num país democratico. temos o direito de fazer nossas escolhas e pra aquela escola voca nao era uma boa escolha.

  25. Isso é uma vergonha! se fechar uma escola, professora Lucia de Fátima você esqueceu o que diz a LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 – Diretrizes e Bases da Educação em seus artigos 1º,2º,3º,4º,5º etc.
    Você é professora, mas desapreendeu o que lhes foi ensinado.
    Deixe de picuinhas, vá trabalhar, peça recursos aos secretario ÁTILA para as reformas das escolas que ainda restam do estado e nosso municipio que parecem mais um lixo, o josé nogeuira a qualquer momento pode cair, a sujeia toma de conta.Incentive aos alunos a estudarem….

  26. n deve fecha as escola pq soo estudo e as porta pra o futuro sem estudo nos n somos nada na vida.e uma vida sem estudo n e nada entao nunca aceite o fechamento de uma escola….o futuro agradeçe
    assina.evando

  27. Meu Deus!!!!!!!! As pessoas não co, cadnhecem a verdae e nem se preocupam em conhecer, a tão famosa supervisora não fecha ou abre escola, ela apenas cumpre com a determinação do SECRETÁRIO, vamos ter compromisso com a verdade gente tem muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita inveja no mundo e maldade, a direção da famosa escola ESTADO DA PARAÍBA, deveria era prestar conta dos recursos recebidos. Cadê as prestações de conta?????????.

  28. A SUPERVISORA DE ENSINO NÃO TEM TAL PODER PARA FECHAR NEM ABRIR ESCOLAS, ESSE PODER CABE SOMENTE AO SECRETARIO DE EDUCAÇÃO, ELA APENAS CUMPRI ORDENS SEGUINDO APENAS A HIERARQUIA, OS ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA NÃO ESTARÃO DESAMPARADOS POIS ESTA MODALIDADE É OFERECIDA POR VARIAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, QUANTO AOS FUNCIONÁRIOS SERÃO REMANEJADOS PARA OUTRAS ESCOLAS E NÃO FICARÃO SEM SEUS PROVENTOS
    O EX-SUPERVISOR CONHECE MUITO BEM ESSA HIERARQUIA DA QUAL MENCIONEI.

  29. MARIA DE FÁTIMA, QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE VOCÊ. INVEJA PROVOCAR CANCÊR E MATA. CAIM MATOU ABEL, A SUPERVISORA NÃO TEM PODER PARA FECHAR NENHUM ESCOLA, MARIA DE FÁTIMA O QUE UMA DIREÇÃO EM RELAÇÃO A UMA SUPERVISÃO. CAPACIDADE E INTELIGENCIA TODOS TEM MAS MUITOS NÃO SABEM USAR, VOCÊ POR EXEMPLO, ESTEJA BEM INFORMADA PARA PODER COMENTAR ALGO, VOCÊ TAMBÉM É EDUCADORA OU DIZ QUE É?

  30. Essa tal de maria clara e o pedro só podem ser babam dela porque quem a conhece sabe do que ela é capaz, dentre as quais tem provas concretas do que ela ja fez de errado com a ajuda de amigo dela. Ela decidi sim que a escola vai ser fechada através de mentiras, falsidade e o secretário ou governador talvez nem sabem disso porque nao mandaram nenhum documento até agora. Ela se aproveita de amizades falsas pra conseguir o que quer, mas um dia tudo cai e a verdade vai reinar. O que vale como dizem é o preto no branco, ou seja, documentos. Ela pode dizer tudo mas na hora de mostrar as provas a casa dela cai, porque ela nao tem como provar que as pessoas façam o que ela acusa. Ela ta querendo ser a rainha só se for da cocada preta e bem queimada. Todos da cidade conhecem a fama dela e que fama ruim. Lutaremos sempre pra ter justiça e pr derrubar pessoas maldosas, invejosas, falsas, que fazem tudo pra derrubar as pessoas. Deputado themistocles filho cuidado porque o senhor ja deve ter perdido alguns votos por conta dessa desagradavel indicação dela pro cargo de supervisao. Se até varios ministros caíram dos seu cargos imagine uma simples supervisorazinha como ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo