GeralSaúdeSociedade

Piauí tem 24 municipios prioritários para reduzir a mortalidade infantil

cuidados neo natalO Piauí foi o Estado do Nordeste que mais reduziu os índices de mortalidade infantil entre os anos de 2007 e 2008, como consta nos indicadores.

O Estado do Piauí vem desenvolvendo diversas ações para a redução da mortalidade infantil.

A Secretaria da Saúde lançou o Plano Estadual de Ações Estratégicas pela Redução da Mortalidade Infantil, que tem como meta reduzir a mortalidade em 5% até 2010. O plano foi traçado em comum acordo entre municípios e Estado. O Piauí tem 24 cidades consideradas prioritárias: Teresina, União, Altos, José de Freitas, Picos, Paulistana, Parnaíba, Cocal, Floriano, Piripiri, Barras, Esperantina, Miguel Alves, Pedro II, Piracuruca, Batalha, Luzilândia, Bom Jesus, Corrente, Castelo do Piauí, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Valença do Piauí e Oeiras.

Picos, Teresina e Parnaíba concentraram 50% dos óbitos infantis em 2008. O Piauí foi o Estado do Nordeste que mais reduziu os índices de mortalidade infantil entre os anos de 2007 e 2008.

Segundo o Ministério da Saúde, a maioria das mortes de recém-nascidos ocorre por causas evitáveis, entre elas falta de atenção adequada à mulher durante a gestação, no parto e também ao bebê. Além desses fatores, a mortalidade infantil também está associada à educação, ao padrão de renda familiar, ao acesso aos serviços de saúde, à oferta de água tratada e esgoto e ao grau de informação das mães.

Fonte:Luzilandia on line

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo