O secretário do Planejamento, Sérgio Miranda, apresentou os avanços dos indicadores econômicos no Piauí nos últimos anos, durante o início da reunião com todos os secretários de Estado, que ocorreu na manhã da última quarta-feira (7), no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) na capital piauiense. A abertura do evento foi feita pelo governador Wilson Martins, que fez uma análise sobre os desafios do Governo durante o ano de 2011, lembrando que foi um ano focado no planejamento, mas com um volume significativo de realizações, no qual foram inauguradas cerca de 400 obras. Wilson Martins destacou a seriedade e transparência nas ações do governo, além do rigor na aplicação dos recursos públicos.
Ao apresentar o avanço dos indicadores, o secretário Sérgio Miranda disse que o Estado vem superando as expectativas de desenvolvimento ao conseguir avanços significativos na administração. “Do ponto de vista social os avanços são inegáveis. O campo econômico traz desafios com os quais o governo tem que lidar todos os dias, mesmo assim estamos evoluindo”, afirmou o secretário, analisando que os números do PIB recentemente divulgados foram mais favoráveis que a previsão feita.
Miranda destacou o fato de o Piauí ser hoje campeão na geração de emprego e renda e de estar alcançando ganhos como a redução das taxas de homicídio (7,7% por grupo de 100 mil habitantes, o que torna o Piauí o terceiro estado menos violento do Brasil) e de mortalidade infantil (26,2%), além da queda do analfabetismo (21,14%). “A atenção que o Governo vem dando para a educação, com melhorias no ensino médio e profissionalizante, tem levado a uma mudança qualitativa com reflexo no desenvolvimento econômico”, disse.
O secretário discorreu também sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2012/2015, lembrando aos demais gestores os fatores que norteiam o documento. “A função principal do PPA é definir rumos e o grande desafio é a sustentabilidade ambiental”, afirmou Sérgio Miranda.
Ele lembrou que o documento elaborado neste ano fez o resgate da função planejamento, fazendo com que o PPA deixe de ser uma cópia do Orçamento e cave espaço próprio, definido pelo planejamento de médio prazo. Sérgio Miranda destacou ainda alguns pontos do Orçamento, cuja proposta se encontra atualmente em análise na Assembleia Legislativa e fez referência a operação de crédito que o Governo do Piauí vem realizando junto ao Banco Mundial. O secretário afirmou que o Orçamento vem avançando a cada ano.
Finalizando sua fala Sérgio Miranda destacou o novo modelo de administração pública implantado pelo Governo do Piauí em 2011, com o Programa de Gestão voltada para Resultados, afirmando que esse modelo permitiu a melhoria na condução do Estado o que levou a realização de obras relevantes e ao oferecimento de serviços públicos com maior qualidade para a população.
Os demais secretários presentes ao evento também expuseram os avanços relacionados às pastas que administram.
CCOM]]>