CidadesGeralSociedade

Piauí implanta uso de Biodigestores em três municipios

Equipe da CARE Uma parceria da CARE Brasil, do Sebrae e da USP, uma empresa norte americana de logística de transporte, está implantando no Piauí o uso de Biodigestores em agricultura familiar. A prática visa transformar matéria orgânica em gás gerando energia renovável.

Uma parceria da CARE Brasil, do Sebrae e da USP, uma empresa norte americana de logística de transporte, está implantando no Piauí o uso de Biodigestores em agricultura familiar. A prática visa transformar matéria orgânica em gás gerando energia renovável.

careAtualmente, o Piauí tem cinco biodigestores implantados em três municípios: Batalha com três, Pedro II e São João do Arraial com um cada. As cidades estão localizadas na região Meio-Norte que apresenta um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a população encontra-se mais vulnerável.

De acordo com Anísio Neto, representante da CARE Brasil, o projeto vai tornar o agricultor produtor de energia “Além de produtor de alimentos, o agricultor também poderá se tornar um produtor de energia”. Anísio disse ainda que a aceitação e a compreensão foi geral. “Houve uma conscientização da população a respeito das vantagens e benefícios do uso de matéria orgânica. E também quando eles puderam comprovar que dava certo aceitaram o uso dos Biodigestores”, explica.

A tecnologia usada nos Biodigestores é gratuita. Para ter acesso a ela, é necessário ter um composto orgânico de no mínimo 50 quilos de esterco. O composto pode ser formado de fezes de ovinos, caprinos, suínos e aves e também de resto de alimentos e plantações.

No próximo dia 24, a cidade de Batalha vai realizar uma oficina para mostrar o uso dos Biodigestores. O evento será na localidade Carpina II e todos os interessados podem participar.

Fonte: Portal Az

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo