Piauí ganha repercussão na mídia nacional e internacional
Recentemente, o Piauí veio repercutindo em alguns meios de comunicação de forma nacional e internacional, principalmente nesta última semana. De algumas coisas podemos nos orgulhar, outras não.
Para começar, no dia 3 de novembro do ano passado, os jovens esperantinenses Eulálio Ezequiel e João de Deus, participaram do Programa da Eliana, exibido pelo SBT nas tardes de domingo.
Na ocasião, a dupla concorreu, inclusive contra um teresinense, no quadro “Fenômenos da Internet” com um vídeo gravado em 2011, onde aparecem dublando o tema de abertura da novela Marimar.
Ainda no mesmo mês, uma equipe da Rede Record esteve em algumas cidades piauienses, entre elas, Esperantina, selecionando figurantes e realizando filmagens para a minissérie bíblica “Milagres de Jesus”, que teve sua estreia no dia 22 de janeiro do corrente ano.
A produção mostrou belos e importantes pontos turísticos do nosso estado, usando como palco para algumas filmagens o litoral piauiense, Sete Cidades, o Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, entre outros.
Na última terça-feira (18/02), um vídeo gravado na capital Teresina foi noticiado no Portal R7, e virou destaque em um dos mais importantes jornais britânicos, Daily Mail. No vídeo, aparece um homem que teve os braços amarrados aos pés, pelas costas, e foi colocado em cima de um formigueiro trazendo no rosto algumas marcas de agressões.
O Jornal ainda comentou que alguns brasileiros estão recorrendo a atos de violência para garantir que os criminosos sejam punidos, após terem perdido a fé em seu sistema judicial.
Também nesta semana, outro destaque, de forma nacional, foi a situação da pequena Betânia do Piauí, localizada no sudeste do estado, divisa com Pernambuco, devido a forte chuva do último domingo (16/02), que deixou completamente ilhada a população daquela cidade, que conta com apenas 6.015 habitantes de acordo com o senso realizado pelo IBGE em 2010.
Vale ressaltar, que o mesmo município já havia sido mostrado pelo portal de notícias G1, em outubro do ano passado, durante uma forte seca que atingiu aquela região.
Como se não fosse o bastante, uma piauiense chamada Tássia, natural de Uruçuí, que trabalha como manicure em Brasília há algum tempo, foi vítima de descriminação racial, enquanto trabalhava, por parte de uma australiana chamada Loise Stefani Garcia Gaunt, que mora no Brasil há 5 anos.
A manicure conversou com a apresentadora Fátima Bernardes por telefone e contou como foi viver esse drama:
“Me senti muito humilhada, nunca tinha passado por isso. Não achei direito ela chegar no meu trabalho e me humilhar. Nunca pensei que fosse passar por isso”.
Na última segunda-feira (17/02), Esperantina voltou a se tornar notícia em vários blogs, portais de mídia nacional e também nas redes sociais, devido a visita de uma equipe do Programa Custe o Que Custar, exibido pela Rede Bandeirantes, e que foi parar na delegacia.
O fato ocorreu após uma briga entre os jornalistas Gil Sobreira e Oscar Filho, do CQC, nas dependências da Secretaria de Educação do Município. Gil acusa o repórter da citada emissora de TV de ter se referido ao município por “Cidade Merda” e de agressão física. Já Oscar, registrou junto a Delegacia de Polícia Civil da cidade um Boletim de Ocorrência contra o jornalista, acusando Sobreira de agressão física e verbal.
Oscar Filho aponta Gil como autor das denuncias feitas contra o atual prefeito Lourival Bezerra, ao quadro Proteste Já.