Piauí é pioneiro em formar rede contra Drogas
Os participantes e convidados de outros Estados que estiveram no V Fórum sobre Drogas do Estado do Piauí, realizado na última sexta-feira (11), e no sábado (12), no Tribunal de Justiça – TJ-PI.O evento foi organizado pela Fazenda da Paz, SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) e FENNOCT (Federação Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas), foram unânimes em destacar que o Piauí é pioneiro no Brasil na formação de rede de integração entre sociedade, governo e veículos de comunicação no combate às Drogas e pela melhoria da qualidade de vida dos dependentes químicos.
“A questão das Drogas é importante na vida de todas as pessoas porque não tem ninguém que, de alguma forma, não conheça ou não tenha notícia de um problema de Droga em uma família, no trabalho ou na própria comunidade. O debate é sempre importante porque é nele que surgem as novas possibilidades de tratamento, que surgem as novas formas de prevenção. É através do debate que se forma as redes de proteção, é quando diferentes pessoas discutem que devem ser somados esforços para prevenir e melhorar as condições de tratamento” declarou a secretária nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte.
“O Piauí é pioneiro na questão das Drogas porque vem fazendo há alguns anos um trabalho muito interessante, esse trabalho das organizações sociais em parceria com o Governo e veículos de comunicação é um trabalho digno de ser tomado como modelo por outros Estados. Eu visitei uma fazenda (comunidade terapêutica Luz e Vida, da Fazenda da Paz) e fiquei impressionada, não apenas com a beleza do local, mas principalmente com a proposta de trabalho e de reinserção social”, falou Paulina Duarte.
A Secretária Estadual de Saúde, Lilian Martins, disse que a abordagem multissetorial sobre as drogas ajuda no enfrentamento do problema.
“Sem botar o dedo na ferida nós não vamos conseguir combater esse problema precisamos de uma abordagem aberta como a que este fórum propõe. Tenho certeza que vamos colher muitos frutos”, disse a secretária estadual de Saúde.
Lilian Martins falou que as comunidades terapêuticas não podem deixar de ser reconhecidas como importante instrumento de tratamento de dependentes.
“É uma forma de acolhimento, e todas as forma precisam de tratamento específico”, declarou.
Fonte: Jornal Meio Norte
]]>
Vasconcellos disse:Mais uma tcdaaa certeira do Senador Randolfe. É necessário colocar o dedo na ferida de questões que a base aliada do Governo Dilma não quer mexer. O jovem senador do Amapá já mostrou a que veio ao peitar o coroné do Maranhão e do Brasil na disputa pelo senado da república. Agora e por ser o ECAD uma caixa preta e um sorvedouro de dinheiro público(de todos nós que pagamos impostos), o senador Randolfe articula uma CPI para desvendar o por quê dessa entidade receber tanto dinheiro, enquanto a maioria dos artistas vivem à mingua.Valeu senador Randolfe! Continue firme nessa luta de foice contra as estruturas arcaicas e obsoletas que governam o Brasil e dê uma tapa sem mão nessa base aliada que virou inimiga do povo brasileiro com suas reformas antipovo e antinacionalistas.Há, e mudando de assunto: SENHOR GOVERNADOR RESPEITE A NOSSA DATA-BASE. REPASSE O INDICE DAS PERDAS ACUMULADAS DE(abril/2010 a abril/2011) 6.31% AOS SERVIDORES PÚBLICOS. Siga o bom exemplo do senador Randolfe que luta pelos trabalhadores e PARE de atazanar e gerar intranquilidade aos servidores públicos. Se não houvesse dinheiro, Vossa excelência não estaria com toda essa mídia fazendo propaganda de sua gestão. E como diz a quela frase nos carros: “CUMPRA-SE”(Lei da Data-Base).