Piauí é exemplo para Plano Nacional da Inclusão da Pessoa com Deficiência
Durante a sessão solene na Assembléia Legislativa na manhã de hoje, em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, proposta pela deputada estadual Rejane Dias, o secretario nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, declarou que ações piauienses serão utilizadas como base para a composição do Plano Nacional da Inclusão de Pessoas com Deficientes.O projeto, que está em fase de conclusão, terá mais de R$ 7 bilhões para a implementação de políticas e mecanismos para melhorar a vida das pessoas com deficiência de maneira geral, desde a identificação ao tratamento da deficiência, educação e inclusão no mercado de trabalho. “O Piauí começou a der o exemplo por ser o segundo estado do país que criou uma secretaria para tratar das questões das pessoas com deficiência, criando uma política de direitos, e não de assistencialismo, conforme será o plano nacional que estamos concluindo”, declarou.
Ele acrescentou que a Oficina de Órteses e Próteses do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) é exemplo para todo o Brasil e que dezenas de unidades idênticas ao modelo piauiense serão instaladas no restante do país. Do mesmo modo, o próprio CEIR também será modelo para novos centros a ser criados nos demais Estados. Recentemente, o deputado federal Romário (PSB-RJ), que integra a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Congresso, veio ao Piauí para conhecer a unidade e sua sistemática de funcionamento para integrá-lo como uma proposta nacional.
O secretário Antônio José também acrescentou que o novo plano vai promover a inclusão produtiva e acesso ao trabalho, garantir 300 mil vagas de qualificação através do Pronatc e construir mais de 10.500 com salas de recursos, para equiparar escolas convencionais em todo o país. O pleno ainda prevê direitos previdenciários e a capacitação de agentes de saúde para identificar as pessoas com deficiências e promover o tratamento mais adequado.
Também estiveram presentes o secretário para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, o presidente da Federação das APAEs do Piauí, Themístocles Gomes, e representante das entidades de defesa dos direitos dos portadores de deficiência. “O Piauí uniu a Justiça, o poder político e a sociedade em busca de uma causa. Fizemos o que tinha que ser feito e, agora, precisamos continuar avançando em busca de igualdade de oportunidades e para todos. Esse plano nacional é um grande passo que estamos dando adiante”, declarou a deputada estadual Rejane Dias.
]]>