GeralSaúde

Piauí atinge 95,7% de cobertura vacinal contra febre aftosa

campanha-de-vacinacao-contra-a-aftosaMenos de 78 mil cabeças de gado deixaram de ser vacinadas no Piauí contra a febre aftosa em maio, durante a primeira etapa da campanha contra a doença. Isso representa menos de 5% do total do rebanho piauiense de bovinos e bubalinos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (07), no Palácio de Karnak, pelo governador Wilson Martins (PSB) e representam um recorde para o setor.Conforme a tabulação feita pela Adapi (Agência de Defesa Animal do Piauí) a cobertura da vacinação no Piauí foi de 95,7% do rebanho, percentual inédito no Estado. “Essa é a quarta campanha que o Estado atinge marca acima da casa dos 90% de cobertura vacinal contra a febre aftosa, o que demonstra que o trabalho está sendo bem feito”, afirmou José Antônio, diretor geral da Adapi. O rebanho do Piauí é de quase 1,8 milhão de cabeças de gado.

De acordo com o governador Wilson Martins, esse novo índice, considerado recorde, mais os investimentos que estão sendo feitos no setor agropecuário do Estado, mais especificamente no controle de defesa animal, vão fazer com que o Piauí entre ainda esse ano na área livre da febre aftosa. “Estamos confiante que até dezembro, o Ministério da Agricultura e Pecuário nos concederá essa nova classificação”, pontuou.

O governador lembrou que ano passado, o Piauí conseguiu o título de médio risco da doença. “Antes estávamos na categoria de risco desconhecido, mas com a criação da Adapi, ainda em 2004, e os investimentos no setor conseguimos pular essa etapa e acreditamos que esse ano já estaremos na área livre”, declarou, lembrando que desta forma a comercialização do gabo piauiense será liberada.

Ainda este ano, uma comissão do Ministério deverá vir ao Piauí para nova auditoria no setor, além de que em novembro acontece a segunda etapa da campanha, que é feita em duas etapas anulamente.

Fonte:Portal az

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo