Geral

PI aparece em último lugar em indiciamentos por compra de votos

compra_de_votoAlagoas foi considerado o Estado com o maior número de indiciamentos do Brasil por compra de votos em levantamento apresentado esta semana pela Polícia Federal. De acordo com o levantamento da PF, entre os anos de 2006 e 2009, Alagoas aparece em primeiro lugar com 121 casos registrados. O Mato Grosso vem em seguida, com 115 casos e em terceiro lugar Tocantins, com 90 casos. O Piauí aparece no mapa em últi¬mo lugar em indiciamentos, apenas 6 casos de compra de votos.A Superintendência da Polícia Federal em Alagoas informou que nesse período foram instaurados cerca de 700 inquéritos por crimes eleitorais. Desses, ainda faltam concluir cerca de 90 inquéritos. A superintendência da PF em Alagoas espera que até as eleições de outubro próximo esses inquéri-tos sejam concluídos e encaminhados à Justiça.

O chamado “Mapa do Crime Eleitoral no Brasil” contém informações colhi-das pela PF sobre o número de indiciamentos, os tipos de crimes mais come-tidos e o ranking dos Estados com maior incidência de casos. De acordo com o levantamento, de 2006 a 2009, a PF indiciou mais de 5 mil pessoas por envolvimento em fraudes e outros crimes cometidos em eleições municipais, estaduais e federais.

O Estado de Tocantins teve o maior número de casos de crimes políticos de natureza eleitoral: 841 no total. Na sequência aparecem o Rio de Janeiro, com 486 casos, e o Maranhão, com 408 casos. O Estado com o menor número de casos foi o Amazonas (25 casos).

O levantamento mostrou ainda que, na lista dos crimes eleitorais, os mais praticados são compra de votos, uso de título de eleitor falso, boca de urna e o transporte ilegal de eleitores no dia do pleito.

Paraná

O TRE recebeu pedido de investigação da coligação do candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, sobre suposto uso da estrutura da Sanepar (a companhia estadual de abastecimento) na campanha de Osmar Dias (PDT). Segundo a denúncia, despesas com transporte e diárias foram custeadas para que funcionários do interior fossem a Curitiba para participar de convenção partidária e inauguração de comitê.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo