PDTIS realiza encontro sobre alfabetização de jovens e adultos em Esperantina
Foi realizado na ultima terça-feira (04/novembro) na cidade de Esperantina precisamente na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), uma reunião do Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável da Mata dos Cocais (PDTIS) – aglomerado 3, como ações de desenvolvimento integrado e como uma proposta de projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos direcionado as quebradeiras de coco babaçu e comunidades quilombolas.
Durante o encontro houve a apresentação do programa BB Educar – Alfabetização de Jovens e Adultos, seus objetivos, metodologia e acompanhamento e encaminhamentos para a concretização da ação.
Vale ressaltar que as linhas de atuação do PDTIS está direcionado ao setor da Educação, Trabalho e Renda, Saúde, Infra-Estrutura e Identidade Cultural.
No decorrer do encontro o técnico, Josenildo Lacerda, fez um breve relato das ações já desenvolvidas pelo PDTIS na região e dos avanços já conquistado.
Vilma Amorim, representante do CEPES, relatou que existe na região do território dos cocais 12 comunidades quilombolas e apenas uma é reconhecida. Uma outra colocação da representante do CEPES foi a respeito de que existe também na região cerca de quarenta pontos de quebradeiras de coco;. Vilma falou ainda, que embora o governo do estado tem somado muito esforço no sentido de diminuir o índice de analfabetismo na região, lamenta que no território dos cocais este índice ainda é muito alarmante;
Já o gerente executivo da Fundação Banco do Brasil – eixo educação, Marcos Fardaneli, fez uma explanação do surgimento do BB Educar que teve inicio em 1991 direcionado somente aos funcionários de carreira do banco e posteriormente em 1993 foi aberto para a comunidade. Fardaneli garantiu que a Fundação realizará uma preparação e um acompanhamento sistemático para o profissional que ministrará as aulas, além de que os alunos destas comunidades estarão recebendo kits de material como: camisa, bolsa e material didático.
O paróco de Esperantina Ernesto Pereira que participou da reunião se colocou a disposição para ajudar na divulgação e no incentivo dos moradores em voltar a estudar ou aprender alguma coisa.
Estiveram presentes ainda ao encontro os gerentes das agências do Banco do Brasil, Célio Machado de Esperantina, Carlos Alberto, de Batalha e Rafael Lélis da cidade de Luzilândia, além de representantes de outras instituições que são parceiros do programa.