A equipe de reportagem do jornalesp.com realizou uma entrevista com o pároco de Esperantina, Padre Hernesto Pereira onde o memso falou sobre as expectativas para a realização do 1° Retiro das Santas Missões Populares, que tem inicio hoje a tarde.
Confira a entrevista:
jornalesp.com : Quais as expectativas quanto a realização do Retiro das santas Missões?
Padre Hernesto: Nós sempre esperamos o melhor, alcançarmos um grande número de pessoas e garantir assim que mais pessoas sejam evangelizadas. Minha expectativa pessoal era de 800 a 1000 pessoas, mas infelizmente não chegaremos a isso.
O objetivo é formação, fazer com que as comunidades sejam atingidas com o fervor da fé.A realização do retiro acontece sob um roteiro aplicado, que será usado nos retiro de outras paróquias. A missão de Jesus será apresentada pela ótica do evangelho de Lucas, avivando a temática da comunidade viva que Jesus criou.Esse será o primeiro de uma serie de três retiros, dando continuidade a missão que é interminável, significa desprender-se e ir de encontro a quem está precisando e também buscar no outro uma força para prosseguir.Isso é ser missionário.
jornalesp.com: Todas as comunidades receberam convite, mas todas responderam?
Padre Hernesto: O convite chegou a todas as comunidades sim, algumas não responderam. Essas comunidades serão visitadas por nossa equipe e saberemos o que houve, podendo assim faze-las participar dos próximos retiros.
Com relação a Zona Urbana e Rural, a urbana esta deixando a desejar.Sabemos que 70% da população está na cidade e apenas 30 na zona rural, esperávamos mais gente da cidade.Se os bairros tivessem se mobilizado mais um pouco estaríamos em maior quantidade.Se tivéssemos também nossas pastorais na luta teríamos alcançado mais pessoas.Onde está a ação missionária?
jornalesp.com: Quem irá comandar a realização dos trabalhos no Retiro?
Padre Hernesto: Receberemos ajuda de dois padres, Pe. Antonio Soares e Pe.Roberto. Teremos ainda a equipe central que é formada por pessoas que participaram do Retiro Diocesano em Parnaíba, eles ficarão responsáveis pela recepção, animação, ornamentação e demais atividades.
Temos ainda a participação valiosa das famílias que se dispuseram a hospedar as pessoas que viram da zona rural e não tinham casa para ficar.