A Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou às 4h desta terça-feira (14) uma megaoperação denominada Polícia Civil 24 Horas, que realizou 46 prisões até as 13h.
Segundo o delegado geral Riedel Batista o objetivo da operação é cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão para reduzir a criminalidade durante as festividades de fim de ano. Além das prisões, foram apreendidos 26 veículos, drogas, armas e dinheiro.
“Queremos tirar de circulação a maior quantidade de pessoas procuradas pela justiça e ainda de drogas e armas, que representam uma redução como um todo na criminalidade. Estamos contando com a ajuda da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça”, afirmou o delegado.
Segundo o secretário de segurança Fábio Abreu, há 200 mandados para serem cumpridos nos próximos dias. Alguns dos apreendidos pela polícia são adolescentes. Dentre os presos estão três homens que eram procurados por homicídios. Segundo o delegado, os três foram encontrados com armas de fogo. Há ainda presos por tráfico, roubo, furto, roubo de veículos e por crimes ambientais.
“Em Corrente [874 km ao Sul de Teresina], estamos cumprindo mandados no combate às carvoarias ilegais, tráfico de animais silvestres e queimadas que prejudicam a população e o meio ambiente”, explicou Riedel.
Segundo ele, a operação é o início de uma série de ações da Secretaria de Segurança que continuará até o fim do ano. Além dos cumprimentos de mandados de prisão e de busca e apreensão, haverá barreiras policiais em Teresina e em todo o estado, com o apoio de 12 delegacias regionais. Participam da operação cerca de 500 policiais civis.
G1PI