Geral

Operação da PF envolve Governo do Piauí e 3 prefeituras. Entenda!!

Policia FederalA Polícia Federal deflagrou por volta das 6:00 horas a ‘Operação Thysanura’, com o objetivo de cumprir 16 mandados de busca e apreensão na sede da Empresa de Gestão de Recursos – Emgerpi, em empresas do ramo da constução civil e até em residências de funcionários públicos do Estado.

Os mandados foram solicitados pela Polícia Federal e autorizados pela 5ª. Vara Federal – Seção Judiciária do Piauí. As investigações se iniciaram no ano de 2009, desde o ‘Caso Emgerpi’, através de pedido do Ministério Público Federal. O objetivo é apurar as denúncias de desvios de recursos e irregularidades em procedimentos licitatórios conduzidos pela Emgerpi, durante o período 2007/2009.

LUCILE, W.DIAS, WILSÃO…

Quem era a presidente da Emgerpi na época era Lucile Moura. O governador era Wellington Dias (PT), que saiu em abril de 2010 para ser candidato a senador e cedeu para o então vice Wilson Martins (PSB). A medida cautelar de busca foi necessária em razão do não atendimento às solicitações formuladas pela Policia Federal para o completo fornecimento de documentos, imprescindíveis aos esclarecimentos dos fatos sob investigação.

EMPRESAS SÃO JUDAS TADEU E DEGRAUS

Participaram da operação, 64 policiais federais e cinco analistas da Controladoria Geral da União-CGU. Foram vistas viaturas e agentes da Polícia Federal nas seguintes construtoras: São Judas Tadeu e Degraus. Também vasculharam o Escritório de Contabilidade Continforme, localizado no Edifício Valença, Rua 24 de Janeiro no Centro de Teresina. Os agentes da PF levaram documentos para a investigação policial. Também investigaram o caso junto às prefeituras de Esperantina, Parnaíba e Piracuruca.

TAMBÉM EM ESPERANTINA, PARNAÍBA E PIRACURUCA

À frente da operação, o delegado regional de combate ao crime organizado da PF-PI, José Olegário. Ele concedeu entrevista coletiva na sede da PF e explicou que documentos e computadores foram apreendidos em órgãos públicos, empresas de construção civil e casas de servidores públicos. Treze mandatos de busca e apreensão foram cumpridos em Teresina; os outros foram cumpridos nos municípios de Parnaíba, Esperantina e Piracuruca. Não houve pedido de prisão.

PF NÃO CONFIRMA NOMES: NEM DO GOVERNO, NEM DE PREFEITURAS

A PF não nega que recursos estaduais possam estar envolvidos na fraude investigada, mas se assegurou de não disponibilizar informações adicionais: “A Polícia Federal investiga o abuso com recursos federais, mas não impede que os estaduais estejam envolvidos. Não podemos disponibilizar mais informações, porque a investigação ainda está em curso”, afirmou o delegado José Olegário. Perguntado sobre o caso de envolver governador ou ex-governador ou nomes à frente da Emgerpi, por exemplo, ele preferiu não falar em nomes. No entanto, não está descartada a possibilidade de envolvimento de conhecidas autoridades locais. Resta aguardar o final das investigações.

Fonte: 180 Graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo