O encanto e a magia que só o parque ecológico cachoeira do urubu consegue oferecer aos visitantes
Sombra, água fresca, paisagem deslumbrantes e um requinte de beleza que somente o Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, consegue proporcionar aos seus visitantes que vem de todas as partes do mundo para curtir o que há de melhor na natureza e sobretudo se deliciar nas águas frescas do majestoso Rio Longá.
Situada a 18 km da sede do município, o Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, nesta época do ano, tem aumentado de forma considerável o fluxo de turistas principalmente nos finais de semana, em função das fortes chuvas que tem caído na região e que tem contribuído para tornar a cachoeira um encanto para os olhos e ser comparada até mesmo com a Foz do Iguaçu (tupiniquim).
Vale ressaltar, que muitos dos turistas que visitam o local aproveitam a estadia no Parque para relaxar debaixo das inúmeras sombras que oferece o local. Outros preferem se deliciar nas pequenas cachoeirinhas; enquanto outros recorrem para as piscinas naturais existentes em várias partes; Há também aqueles que se aventuram enfrentando as fortíssimas correntezas arriscando suas vidas na busca pelo peixe sem se importar com o período de proibição da piracema, que os peixes chegam a ser pescado de todos os tamanhos e espécies diferentes; Já a outros visitantes que consegue trazer toda a família para se deliciar da culinária oferecida no local que dispõe de uma variedade de pratos, como Maria isabel, peixe ao molho e assado, capote, galinha caipira, carne de sol e outras especialidades que a casa oferece.
Vale lembrar que a segurança do local é feita através dos homens da Polícia Militar, que fica de prontidão em pontos estratégicos no sentido de garantir a ordem e a segurança dos turistas.
Para a sra. Carmelita Pereira, que há vários anos trabalha no local e atualmente é responsável pelo funcionamento do restaurante, lamentou a falta de segurança para os banhistas, disse que era necessário pelo menos ter algumas equipes de salva-vidas, no sentido de está orientando melhor as pessoas, até porque a cachoeira se encontra muito cheia e as vezes se torna um risco para a vida humana.
Para as turistas alemãs, Ruty e Michaela, disseram que ficaram encantadas com a beleza do local, “é tudo extremamente deslumbrante”, concluíram.
Para o autônomo, Francisco Armando da cidade de Parnaíba, respondeu que é a 3ª vez que vem com a família ao Parque e sempre que puder, vai está retornando.
Já a estudante Antônia Bandeira, que reside na cidade de Piripiri, comentou que foi a 1ª vez que veio conhecer e aproveitou para vir acompanhada de toda família, concluiu dizendo que o povo de Esperantina está de parabéns por ter um local belo e natural como a cachoeira.
Para o vigário de Esperantina, padre Hernesto Pereira, informo que tudo é muito maravilhoso, mas é preciso que as autoridades tenham mais atenção com o local e passem a preservar melhor;
E você, o que está esperando?
Arrume logo as suas malas e venha se deliciar nas águas frescas do Longa.
E tenha uma ótima viagem!
Sempre que vou a minha terra, visito aquele santuário ecológico, mas, não consigo voltar de lá sem a minha indignação. Longe, mas muito longe mesmo,de uma base turística, alí se torna um acinte aos visitantes. Começando pelos “piqueniques” regado a muita bebida, sem nenhuma vigilância ecológica ou policiamento, quase nenhuma sinalização, pouca segurança, muitos carros de som invadindo a area de turistas, péssimo atendimento e a vigilancia sanitária passou longe dalí, o lixo é uma aberração, os banheiros são uma nojeira, enfim, quem conhece outras paragens turísticas saberá que alí ainda nem começou a pensar em turismo. FICA APENAS A MINHA DOCE E ENCANTADORA CACHOEIRA ALÍ: “REBOANDO” com aquele canto belo que me encanta e emociona.