As mortes de motociclistas em acidentes de trânsito no Piauí quase quadruplicaram em nove anos, passando de 114, em 2002, para 436 no ano passado. Os dados são do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que divulgou na última sexta-feira (04) um balanço sobre o número de mortes no trânsito brasileiro.
Em 2010, foram quase mil mortes de pessoas em acidentes envolvendo transportes terrestres.
Conforme os dados, com esse verdadeiro “genocídio sobre duas rodas” no Estado, o Piauí apareceu na primeira colocação entre os estados nordestinos quando equiparado com a população. Em 2010, foram 14 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, ou seja, os mortos em acidentes envolvendo motos no trânsito piauiense respondem por 46% dos falecimentos nos acidentes em geral.
Em 2010, mais de 40,6 mil brasileiros morreram em acidentes nas ruas e estradas do país. Os acidentes com motos responderam por 25% das mortes. De acordo com o ministério, o Brasil é o quinto país em número de mortes provocadas por veículos terrestres, atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
Em nota, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comemorou decisão do Supremo Tribunal Federal de considerar que o motorista, ao dirigir embriagado, está cometendo um crime mesmo que não provoque acidente ou ponha a vida de outras pessoas em risco. Para o ministro, a decisão da Corte vai contribuir para a redução das estatísticas de mortes no trânsito no Brasil que, segundo Padilha, vive uma “epidemia” de lesões e mortes por acidentes.
2011
Dados da Polícia Rodoviária Federal do Piauí mostram que esse ano já foram registrados quase 800 acidentes de trânsito nas rodovias que cortam o Estado envolvendo motos. Um total de 84 pessoas morreu nesses acidentes, o que representa pouco mais de 40% do geral de falecimentos nas BRs esse ano. Ressaltando que a frota de motos no Piauí representa 55,3% do total, com mais de 356,7 mil unidades.
Fonte: Portal Az
]]>