Novo Fórum de Esperantina será inaugurado na próxima segunda-feira (04/01)
O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, estará inaugurando, na próxima segunda-feira (04/01), o novo Fórum da comarca de Esperantina, que levará o nome do saudoso ex-Deputado Federal, Themístocles de Sampaio Pereira.
O Desembarcador informou que o investimento da importante e moderna obra, foi de aproximadamente R$ 4,6 milhões, feito com recursos oriundos do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Fermojupi).
Lembrando que a importante solenidade será restrita a convidados, em virtude da pandemia de Covid-19, e será transmitida, a partir das 18h, via Canal do TJ-PI no Youtube e TV Assembleia.
Vale ressaltar que a sede do novo Fórum, está situado em prédio cedido pela Prefeitura Municipal, com área de 1.968,76 m². A fachada teve sua arquitetura preservada, sendo feitas reformas na estrutura interna e adequações às exigências atuais. Foram construídos, ainda, dois blocos: um para o Tribunal do Júri e salas correlatas, e outro para funcionamento de duas varas, compostas por secretaria, sala de audiência, gabinete de juiz, sala para assessores e recepção, e um Juizado Especial Cível e Criminal, além de salas para oficiais de justiça, protocolo geral, recepção, salas para Ministério Público, Defensoria Pública e OAB.
Em tempo, a sede do Judiciário na comarca de Esperantina, levará o nome do ex-Deputado Federal Themístocles Sampaio. Natural de Esperantina, o homenageado foi professor, comerciário e comerciante, contador, promotor, advogado e fiscal previdenciário, além de tabelião substituto, secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Teresina, subsecretário de Segurança do Estado do Piauí, diretor-geral do Detran-PI e deputado estadual por três legislaturas. Já o JECC leva o nome de Édison Rebêlo Carvalho, ex-prefeito de Esperantina, advogado, ex-juiz substituto e tabelião público.
Já o auditório levará o nome do ex-comerciante, Cicero Medeiros Barros.
“Essa é a última obra que entregamos em nossa gestão. Um fórum moderno, funcional e confortável, que proporcionará melhores condições de trabalho a juízes, servidores e demais operadores do Direito, além de um melhor atendimento ao jurisdicionado”, afirmou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.
ASCOM