Escola do Legislativo iniciou nova turma de Cerimonial e Protocolo
A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão deu início a mais uma turma do curso de Cerimonial e Protocolo, na última segunda-feira (16). O curso é de 40 horas aulas de conteúdo direcionado ao conhecimento das normais que regulamentam as solenidades e cerimônias.
O diretor da Escola, professor Edmar Junior, mostrou-se entusiasmado com o início de mais uma turma.
“A expectativa é que o curso seja bastante proveitoso e que, ao final, como nas turmas anteriores, os alunos consigam perceber e demonstrar uma significativa mudança de comportamento”, disse.
Lizyane Tátylla, aluna, viu no curso uma oportunidade de expandir os serviços de sua microempresa.
“Eu estou muito ansiosa, porque eu tenho uma empresa de filmagem de eventos e, em várias ocasiões, me deparei com as pessoas me pedindo ajuda na parte do cerimonial. Agora pretendo trabalhar também nessa área e, o que antes eu fazia informalmente, agora vou fazer profissionalmente”, comemorou.
Com vasta experiência na área, a professora Emília Nunes frisou a importância do cerimonial público para diversas profissões e afirmou que, no Brasil, esse é um dos cursos mais completos, devido à grande carga horária e à diversidade de conteúdos abordados.
“Nós vamos ver a legislação do cerimonial, as precedências, noções de etiqueta, como organizar uma mesa. Também será abordado o cerimonial fúnebre, que embora ninguém queira fazer, é importante conhecer. Além disso, veremos como lidar com atrasos de autoridades nos eventos e muito mais”,encerrou.
Escola do Legislativo realizou palestra sobre “Como investir no mercado de Ações”
Na última quarta-feira, 18, a Escola do Legislativo abriu suas portas para a realização da palestra “Como investir no mercado de ações”. Voltada a todos aqueles que desejam conhecer as peculiaridades das bolsas de valores, a palestra será ministrada, de forma gratuita, pelos economistas Jefferson Dutra e Thiago Pires, ambos integrantes da CILP. O evento teve início às 9h e a duração foi de 50 minutos.
Conselheiro Jesualdo Cavalcante capacita servidores da Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão se prepara para colocar em prática o projeto “Assembleia na Escola”. A ideia é apresentar a Assembleia Legislativa para milhares de estudantes em suas escolas e estimular as visitas dos alunos à sede da ALEPI.
Para que o projeto tenha êxito, a Escola do Legislativo está capacitando seus servidores, através de palestras que abordam aspectos funcionais e históricos da Assembleia. Na última semana, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e ex-presidente da ALEPI, Jesualdo Cavalcante, esteve reunido com os funcionários envolvidos no projeto e deu uma aula sobre a história da Assembleia do Piauí.
De acordo com Jesualdo, a ideia é louvável.
“Eu vejo essa medida com entusiasmo, porque boa parte do que se diz sobre o Legislativo decorre da falta de conhecimento sobre o que é o Legislativo. É o mais democrático dos poderes, o mais aberto, o mais devassado e, consequentemente, o mis exposto. E vez por outra se quer jogar na face do Legislativo, o que um ou outro, mal intencionado, pratica, em vez de separar o joio do trigo, se teima em colocar todo mundo na vala comum e isso é péssimo, porque sem Legislativo jamais existirá democracia”, enfatizou.
Francisco Farias, coordenador de Projetos da Escola do Legislativo, acredita que as visitas começarão a acontecer a partir do segundo semestre deste ano.
“A Escola do Legislativo precisa se preparar para realizar um trabalho dentro do padrão de qualidade que adotou desde a sua fundação. Por isso, estamos preparando uma cartilha explicativa e treinando nossa equipe, que deverá ter um vasto conhecimento sobre a história do Legislativo piauiense, bem como sobre as atividades que são realizadas na Casa”,explicou.
Por Viviane Oliveira