CidadesGeral

Luzilândia: Natal Luz 2010

cidadenatalinadeluzilandiaPelo sexto ano consecutivo a cidade de Luzilândia realizará o ‘Natal Luz’, evento que consagrou o municipio como a mais bela decoração natalina do Piauí. A abertura oficial, acontece no dia 4 de dezembro e terá um grande show  com o Padre Antônio Maria, um ícone do catolicismo no país, e que deve rá atrair milhares de pessoas dos municípios circunvizinhos. HostyanoVale ressaltar que a  decoração já está sendo montada pelo artista plástico Hostyano Machado e inclui uma árvore de quase 30 metros de altura.

Quem passa pela cidade já nota os sinais do período natalino: há adornos sendo preparados para as secretarias da prefeitura e também locais de grande fluxo, como a Praça da Igreja Matriz. Além das principais vias, o luzilandense também se orgulha pelos detalhes minuciosos da Vila de Natal, um espaço onde todo o clima do Natal é representado.Natal

Convicta do que a celebração representa para a auto-estima da população, a prefeita Janainna Marques disse que faz questão de incentivar as tradições de Natal em Luzilândia. Para ela, este é um dos mais importantes símbolos de devoção religiosa e, por isso, investe na celebração de uma bonita festa no município. “É nossa maneira de homenagear e celebrar o nascimento de Jesus; é também mais uma oportunidade para agradecermos a Deus por mais um ano de realizações em nossa terra”, reitera.Janaina Marques

Segundo ela, a cada ano a responsabilidade em realizar um grande evento aumenta. “Essa não é mais uma festa dos luzilandeses, mas de todo o povo do Piauí que vem prestigiar e decoração e os acontecimentos programados para o mês”, explica, afirmando que graças ao reaproveitamento de peças dos anos anteriores, e à criatividade do artista plástico Hostyano Machado na reciclagem de material, a decoração é ampliada a cada ano em alguns pontos da cidade. A intenção é envolver toda Luzilândia nesse momento e também motivar às famílias a decorar suas casas.

Para a prefeita Janainna, nesse período, por conta da forte tradição religiosa em torno das homenagens à Santa Luzia, a cidade recebe muitos visitantes e a decoração tem atraído mais pessoas. “Não medimos esforços em proporcionar uma decoração que emocione aqueles que vivem aqui e os que nos visitam”, comenta informando que o Natal Luz também repercute de modo positivo na economia local. “Setores como o de alimentação, hospedagem e o comércio de modo geral ficam aquecidos, empregam mais pessoas, geram renda ao nosso povo”, salienta.

DECORAÇÃO – Entre os detalhes que prometem emocionar os visitantes, estão o presépio iluminado por milhares de pontos de luz, numa espécie de vila natalina criada por Hostyano Machado, e uma árvore de quase 30 metros afixada na praça. “É criado um belo ambiente de luz, cores e imagens em vários pontos de nossa cidade. Este é um presente para a população e também um modo de homenagearmos a ‘terra de Santa Luzia’”, diz a prefeita.

Ainda de acordo com a gestora, um dos pontos mais visitados nas festas natalinas desde 2008, é o altar construído para a imagem de Santa Luzia, no conjunto arquitetônico do adro da Igreja Matriz. “O espaço é buscado diariamente pelos fiéis e devotados para as suas preces”.

Este ano, além do show com o padre Antônio Maria, considerado o padre da Mãe Rainha, a abertura do Natal Luz terá apresentação especial do Coral Novo Tom, mantido pela secretaria de Cultural de Luzilândia. O evento é custeado com recursos da prefeitura municipal e também verba proveniente de emenda do deputado federal José Maia Filho, o Mainha (DEM). A abertura acontecerá dia 4 de dezembro, no Complexo da Igreja Matriz.

Um Comentário

  1. Olá,

    Nós somos da equipe MuBE Virtual e nos interessamos bastante por esta reportagem.
    O MuBE Virtual é um projeto cultural do Museu Brasileiro de Escultura, que está criando o banco de dados das esculturas do país. Através de um site colaborativo e gratuito, qualquer cidadão pode cadastrar imagens e informações de monumentos em espaço público; e, da mesma forma, pode ter acesso a esse material e conhecer mais da vasta produção artística instalada nas ruas, praças e parques. Hoje, o site conta com um acervo disponível de cerca de 400 esculturas. Mas ainda falta muito! E há muitas cidades sem obras cadastradas, como a própria Luzilândia.
    Para mobilizar a população, contamos com a ajuda de secretarias de cultura, jornais e pessoas interessadas.
    Gostaríamos de pedir o contato de Hostyano Machado para realizar entrevista e, desta forma, promover a criação artística da cidade de Luzilândia.
    Também convidamos vocês a participar do MuBE Virtual. Para publicar uma obra, basta se cadastrar em http://www.mubevirtual.com.br.
    Sigam conosco na democratização da cultura e defesa do patrimônio público!
    Aguardamos resposte por e-mail.

    Atenciosamente,
    Equipe MuBE Virtual
    (011) 3326 2700 – ramal 104

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo