Museu do Piauí abre exposição sobre Ditadura Militar
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos e da Juventude e Fundação Cultural do Piauí, juntamente com a Agência Livre para Informação Cidadania e Educação, inauguram, nesta quinta-feira, 11 de novembro, às 18 horas, no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, a exposição “A Ditadura Militar no Brasil, 1964-1985” e o “Memorial em homenagem aos piauienses Antônio de Pádua Costa, Antônio Araújo Veloso e Simão Pereira da Silva”, todos vítimas da luta contra a ditadura que vigorou durante 21 anos no Brasil.
A exposição e o memorial integram o Projeto “Direito à Memória e à Verdade”, desenvolvido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e tem como objetivo recuperar e divulgar o que aconteceu nesse período da vida republicana brasileira, de forma a construir instrumentos eficazes que garantam que esse passado não se repita nunca mais.
A abertura da exposição contará com várias autoridades do Estado e de representatividade nacional, como o ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo de Tarso Vannuchi.
Para mais informações é só entrar em contato com a Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos e da Juventude pelo (86) 3216-2655 ou com o Museu do Piauí no (86) 3221-6027.
Sobre a exposição
A exposição traz uma ambientação visual que conduz o público em uma espécie de “viagem no tempo”. Recupera, de maneira exclusiva, desde os primeiros momentos do Golpe de Estado que mergulhou o país numa ditadura de 21 anos, até os grandes comícios populares das “Diretas Já”.
“A ditadura no Brasil – 1964-1985” tem por objetivo registrar o que representou a ditadura no país, oferecendo para que o maior número de cidadãos possam ter acesso ao material com o intuito de provocar reflexão sobre os acontecimentos e sensibilizar os jovens de hoje, a respeito do que ocorreu durante os anos de chumbo no país, a partir de uma perspectiva da cronologia histórica e visual incluindo fotos e documentos, inéditos em sua maioria.
Concebida originalmente para comemorar os 27 anos da promulgação da Lei da Anistia no Brasil, foi aberta ao público pela primeira vez, em agosto de 2006, no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Evento: Exposição “A Ditadura Militar no Brasil, 1964-1985”
Local: Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes
Data: 11/09/2010
Horário: 18 horas
Colaboração: Catarina Santiago