Município sem controladoria
Será se a maioria dos cidadões de Esperantina, do Piauí e até mesmo do Brasil, sabem qual é mesmo a função de um controlador municipal em um administração pública?
Pois bem ao obrigar as prefeituras do interior a criarem as famosas controladorias municipais o ministério público esperava romper a sangria dos cofres públicos provocadas pela corrupção envolvendo o uso dos recursos destinados notadamente às áreas da saúde, educação, e outros setores.
Vale ressaltar porém que nada disso teve efeito porque a maioria dos chamados “controladores” não passam de pessoas controladas pelos gestores municipais. Portanto são aquelas pessoas que na sua grande maioria são envolvidas com esquema corrupto.
Vale ressaltar no entanto que agindo assim jamais serão os verdadeiros fiscais pretendidos pelo ministério publico. Indignados com este comportamento dos atuais gestores municipais os promotores de justiça querem agora dá cadeia para prefeitos, contadores e para este tal controlador em razão dos fortíssimos esquemas que já algum tempo vem sendo praticado por essa turma.
O que se lamenta profundamente é que segundo informações fidedignas a 3 (três) meses está vago o cargo de controlador no município e até o momento o prefeito, segundo informações, ainda não baixou nenhuma portaria para o preenchimento do cargo.
Com a palavra a atual administração municipal.