Morador esperantinense cobra da Prefeitura revitalização das principais Praças do município
O internauta esperantinense Antônio José, enviou recentemente um E-mail para a redação do jornalesp.com, onde o mesmo solicita da Prefeitura Municipal da cidade que providêncie a revitalização geral das principais Praças do municipio. Confira na integra todo o contéudo da Nota, abaixo:
As Praças da cidade de Esperantina, estão sofrendo em vários graus, as consequencias do crescimento urbano, da intensificação do solo e dos modos de vida diferenciados dos vários segmentos sociais.
Os centros urbanos tem grande dificuldade de atender as demandas da comunidade, apresentando diversos níveis de inadequação, obsolescência e degradação. Os espaços públicos centrais, principalmente os ¨VERDES¨, (Praças), necessitam ser revalorizados, através de diversas ações públicas, para desempenhar o seu papel na comunidade local, desde o de imagem unitária de pertencimento da comunidade até o de amenidade, entre outros, que preservem a boa qualidade do ambiente construído para seus usuários mais diversos.
As cidades, através do poder público e dos agentes comunitários, respondem diferenciadamente a esta questão. A Prefeitura tem que avaliar sucintamente estas situações em relações aos seus Jardins e, principalmente as Praças.
A Praça Lages Rebelo localizada no coração da cidade, bem ali no centro, por trás da Igreja Matriz, é considerada um marco cívico da cidade, e estar completamente abandonada, no momento esta Praça só serve para Campo de Futebol, crianças não podem mais brincar na mesma, pessoas não podem mais sentar nos bancos, pois correm sérios riscos de levar uma bolada na cara, o desrespeito é total por parte daqueles que jogam bola, Jardins, plantas e arvores estão sendo destruídas.
Esta Praça não é mais lugar de passeio, de repouso, de encontro e nem lugar das crianças brincar. A falta de fiscalização, de vigilância, de reforma, faz com que ela seja bastante usada mais para campo de futebol, sendo esses ocupantes verdadeiros posseiros deste espaço público e não concedem rediscutir essa inescrupulosa territorialidade conquistada por eles, onde naquele local já chegou a acontecer inúmeros acidentes de trânsito a exemplo do que ocorreu com o ex-Diretor da CIRETRAN, João Barros que ao passar pelo local caiu ao desviar de uma bola jogada por alguns alunos do colégio da Tia Erinelda. Desta maneira este espaço tem sido abandonado por segmentos da população que procuram outros espaços para sentar, brincar, etc.
Praça é local de encontro, de lazer, sobretudo de pessoas, que vem se caracterizando por lugar de pessoas de terceira idade e de crianças.
A PRAÇA É DO POVO, LUGAR DE ENCONTRO, LAZER, PASSEIO, NÃO É CAMPO DE FUTEBOL.
Por Antônio José
Veja outra matéria, abaixo relacionada a esse assunto:
Pois não é que esse senhor antônio josé estar coberto de razão, não se pode mais sentar, passear ou criança brincar nesta praça, é bola pra todos os lados toda a tardinha, eu mesma já fui vítima de uma bolada na perna, reclamei e mandaram eu andar e mudar de rua. cadê o prefeito, o ministério público que não ver isso ?
Senhor editor, também quase fui acertada por uma bola pesada, e olha que na época eu estava grávida, me viram e não se importaram com a minha situação, é como se eu não tivesse passando ali, ainda bem que a bola não me pegou.
Se com o joão Barros que era autoridade no trânsito aconteceu isso, imagine com um cidadão comum. É levar mesmo bola na cara.
Gente cadê a Prefeitura ? o M.P. ?
Na cidade não tem prefeito não ?
numa cidade de moral isso não acontece, se existe campo de futebol, quadra de esporte e porque não jogam lá ?
vamos deixar as crianças brincar, o povo andar, se encontrar e os namorados sentar num banco. praça não é campo de futebol.
Vendo essas fotos me deu um saudade imensa de esperantina, pena que elas se encontrem nestas situações, estou muito longe de esperantina, mas elq estar sempre no meu coração e espero quando eu for na proxima vez ai, encontre a mesma diferente, praças arborizadas, jardins bonito, plantas e muito verde, sem falar no acesso aos pedestres que devem ser respeitado, adoraria ver pessoas namorandos, crianças brincando, correndo, como seria legal. Quem sabe um dia isso venha acontecer.
Pra quer tanta bringa e confusão, pois tá tão fácil de resolver essa questão, é só proibir futebol na praça, mas pra isso tem que colocar um vigia e pronto.
Gente esse tipo de coisa não deve acontecer na cidade, as autoridades tem que tomar providência, ou será que em esperantina tudo pode ? Que absurdo !
Será que nem em ano de eleição se faz uma reforma nesta praça ?
Tem que cobrar dos gestores, do MP, da justiça. Tem que proibir esse tipo de jogos na praça.