O governo federal pretende investir R$ 7,5 bilhões no Plano Nacional para Pessoas com Deficiência – VIVER SEM LIMITE, lançado pela Presidenta Dilma Roussef em novembro de 2011. O anúncio foi feito na última terça-feira (14/3) pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
A deputada Rejane Dias e o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Piauí, Helder Jacobina, participaram da reunião com Secretários Estaduais da Política da Pessoa com Deficiência, para detalhamento do plano.
Segundo Rejane, o Plano Viver sem Limites terá quatro eixos de atuação: acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade. “Vai envolver a ação de todos os estados e municípios. A visita da ministra ao Piauí para lançamento do plano em nosso Estado deve acontecer ainda este semestre”, explicou a deputada.
Durante a reunião, representantes do Ministério da Saúde elogiaram a atuação do Piauí na inclusão da pessoa com deficiência, lembrando a prioridade que o senador Wellington Dias deu à área quando era governador. “Fico muito feliz de ver que o trabalho ao qual nos dedicamos trouxe resultado e hoje é tido como referência em todo o Brasil”, frisou Rejane.
Na área de saúde, as ações envolvem protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no Sistema Único de Saúde (SUS), qualificação da rede de habilitação e reabilitação, criação de centros de saúde com veículos acessíveis dentre outros. O programa Minha Casa, Minha Vida disponibilizará 1,2 milhão de moradias adaptadas para cadeirantes, além de kits de acessibilidade conforme a deficiência do morador.
Dentro do eixo de inclusão social, o governo regulamentou o acesso ao trabalho para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Por Neblina Orrico