Mais de catorze milhões e setecentas mil crianças devem ser imunizadas contra a paralisia infantil no sábado (20). Essa é meta da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra a poliomielite, que deve vacinar, pelo menos, noventa e cinco por cento das crianças menores de cinco anos no País.
Cento e quinze mil postos de saúde vão oferecer a vacina em todos os Estados e trezentas e cinqüenta mil pessoas estão envolvidas na mobilização.
Mais conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença grave que pode deixar seqüelas para a vida toda.
O Brasil não registra casos de pólio desde mil novecentos e oitenta e nove. Mas a doença pode voltar, se as crianças menores de cinco anos não forem vacinadas. É o que explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Arindelita Arruda.
“Nós temos vários países ainda em que existe a poliomielite e o que a gente sabe é que são países que têm o fluxo migratório para o Brasil. Apesar da pólio estar erradicada, nós precisamos manter essa vigilância e as crianças imunizadas porque, se chegar alguém aqui que traga esse vírus, as nossas crianças protegidas não estão correndo perigo de adquirir a doença.” Relatou a coordenadora.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização destaca, ainda, que é importante os pais ou responsáveis levarem a caderneta de vacinação da criança, no sábado, dia vinte, para fazer a atualização. Lembrando que mesmo as crianças que não têm o documento vão ser imunizadas.
Fonte: Ministério da Saúde