A Prefeitura de Esperantina, que tem a frente como chefe do executivo municipal a Prefeita petista, Vilma Carvalho Amorim, Embargou a obra de reforma e ampliação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança, a principal do município no tocante a religião católica.
Vale ressaltar que a recomendação de Embargo da referida obra, partiu do representante do Ministério Público Estadual no município, o Promotor de Justiça Titular da 1ª Promotoria de Esperantina e respondendo atualmente pela 2ª Promotoria do município, Dr. Raimundo Nonato Martins Ribeiro Junior.
No seu despacho, o nobre Promotor recomenda que a Prefeita Municipal adote as seguintes medidas necessárias:
# Revogação imediata do Alvará concedido para execução de obra de reforma, ampliação ou restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança;
# Embargo administrativo e imediato da execução de qualquer obra de reforma, ampliação ou restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança, até que o proprietário apresente a autorização da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, eis que se trata de bem tombado integrante do patrimônio histórico, Artístico e paisagístico do Piauí;
# Vigilância permanente sobre a Igreja, promovendo todas as medidas necessárias à efetiva interrupção de qualquer obra de engenharia nela.
O Promotor enfatiza ainda, que a não observância integral do contido nesta Recomendação acarretará a adoção, pelo Ministério Público Estadual, das medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, inclusive responsabilização por ato de Improbidade Administrativa.
Dr. Raimundo Martins, requisita ainda que a Prefeita Municipal, informe ao Ministério Público Estadual, no prazo de três dias uteis, as providências adotadas para cumprimento da presente Recomendação, inclusive por correio eletrônico, diante da urgência do caso, decorrente do risco de perda, comprometimento irreversível descaracterização dos bens patrimoniais m questão.
.
O Promotor finaliza o seu despacho, solicitando que a gestora do município, dê ciência também da Recomendação para à Secretaria Estadual de Cultura e ao Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico e Cultural.
Da mesma forma, o representante legal do Ministério Público, Recomendou ao Bispo da Diocese de Parnaíba, Dom Juarez Sousa e Silva e ao pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, Padre Evandro Alves da Silva, as seguintes atribuições:
# Paralisar imediatamente a obra de engenharia que está sendo realizada na referenciada Igreja;
# Se abster de iniciar ou continuar a execução de qualquer obra de construção, reforma, ampliação ou restauração da Igreja ou do Painel nela inserido, sem prévia autorização da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí.
# Exercer em caráter permanente, vigilância sobre a Igreja e sobre o Painel, promovendo todas as medidas necessárias à conservação dos mesmos.
O Promotor finaliza afirmando que a não observância integral do contido na Recomendação acarretará a adoção, pelo Ministério Público Estadual, das medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.
Veja todo o conteúdo das Recomendações na integra, abaixo:
Isso é obra do ex-padre Ladislau que teima em conservar seu painel de cunho comunista. Este cidadão, cria de Lula e do pt, quer que sua obra prima permaneça eternamente no altar, nem que a maioria do povo não queira.
O painel sempre mereceu ficar pois é uma representação da opressão imposta pelos antigos ditos ´´coronéis´´e famílias dominantes para com a maioria de pobres de conhecimento e excluídos da época.Quem dera se agora tivesse mais artistas e intelectuais que através das artes representasse outra vez a opressão imposta pela classe política contra a população, produzindo telas, livros ou outros documentos, mas não,pelo visto esta geração de nascidos na década de 90 pra cá pouco fizeram ou fazem para externar na forma artística suas lutas e Consternações. UM BANDO DE ALIENADOS que só pensam em tirar selfie e ostentar no zap ou faceb…
O povo católico não está interessado em ver ou em saber de painel que retrata épocas de opressão, martírios e brigas dentro da igreja, pra ver tudo isso é só olhar para a cruz de Jesus. O que esse ex padre sabe fazer mesmo é política, aliás, sempre fez dentro da igreja defendendo e propagando o pt ladrão. O tempo desse padre já passou, ele fez o que tinha de fazer e pronto, agora é a vez de outros, ele tem que entender isso. É bom lembrar também que em sua época ele, padre ladislau, derrubou a igreja, tirou a andor e colocou esse painel, fez um rabo de tatu na igreja e ninguém questionou, agora porque o atual padre quer reformar a igreja ele inventa essa de tombamento para paralizar a obra de nossa igreja. FORA Ladislau!!!!
Mais um predio que vai esquecido, ja temos tantos. Cadê o mercado, a creche, o estadio, a creche do Bernardo Rego … É lamentavel. E o povo aplaudindo tudo . Vai entender.
E isso aí Antônio nepuloceno
Quem modificou a origem interna da igreja foi padre Ladislau
E na época nada foi comentado
E agora duas ou três pessoas políticas que a muito tempo saiu de sua religiosidade periódica querem atrapalhar está grande reforma
Muita gente contra o painel, eu sou a favor, e pergunto aos contra, vocês querem que apague para deixar só a parede em branco ou querem pintar outra coisa? se querem pintar outra coisa, de já lhes digo que, “não valerá o sacrifício”. Pois futuramente virá alguém querendo apagar também. e para quem não sabe interpretar uma obra de arte explico,”o painel que muito falam de retratar cenas de opressão retrata também, folhas verdes e flores, o que significa que enquanto existe esperança, existe vida.