O ex-prefeito de Luzilândia, o médico, Vicente Sabóia, foi preso pela polícia civil daquele municipio na manhã desta terça-feira, 22. A pena foi executada em cumprimento ao mandado de prisão, após a condenação da justiça federal por crimes de responsabilidade fiscal, expedido pela 3ª Vara Federal do Piauí.
De acordo com informações da justiça federal, Vicente foi processado após denúncia ministerial por ter supostamente infringido os Arts. 1º, incs. II e III do DL 20167 e Art. 90 da Lei nº 8666/93. A Defensoria Pública da União não se manifestou sobre o episódio.
Essa seria a primeira vez que um ex-prefeito de Luzilândia é preso por condenação por crimes eventualmente praticados durante o exercício do mandato ou em decorrência de atos administrativos.
Vicente estaria, até o fechamento desta matéria, preso na delegacia de Luzilândia a espera de transferência, segundo informações.
Muitos populares estariam acompanhando o desfecho do caso. Outros prefeitos da cidade também estão respondendo processos na justiça federal.