Geral

MEC fecha faculdades de ensino a distância até em Esperantina

O Ministério da Educação desativou 1.337 pólos de educação a distância em todo o país. A medida resulta de amplo processo de supervisão em instituições de ensino desde o início do ano. A fiscalização apontou diversas irregularidades em pontos de atendimento presencial aos alunos, como ausência de coordenadores, falta de laboratórios de informática e de bibliotecas.

Uma das instituições apontadas pelo Mec foi a Eadcon “Ensino superior a distância” que tem parceria com a Fael e Unitins. De acordo com o site institucional no estado piauiense existem pólos nos municípios de Bom Jesus, Campo Maior, Esperantina, Oeiras, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Teresina.

A Unitins e a Fael, associadas ao Sistema Eadcon, dispõem de 1.494 pólos de atendimento. Desses, 1.278 terão de ser desativados. O Sistema Eadcon não está credenciado pelo MEC para oferecer cursos de graduação a distância — somente de especialização. “O Eadcon extrapolou. Participa do processo acadêmico de maneira inadequada”, afirmou Bielschowsky.

O Brasil conta com 109 instituições que oferecem cursos de graduação a distância, das quais oito atendem a 416.320 alunos e representam 54,7% de todo o alunado da modalidade. Quatro delas já foram avaliadas e outras quatro passam pelo processo. A primeira etapa do processo de supervisão, em fase de assinatura dos termos de saneamento, abrangeu a Universidade do Oeste do Paraná (Unopar), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), de Santa Catarina, e a Faculdade Educacional da Lapa (Fael), do Paraná.

A Uniasselvi, que terá 60 de seus 93 pólos desativados, promove reestruturação em comum acordo com o MEC e vai reformular o processo de avaliação, além de aprimorar a infra-estrutura dos pólos remanescentes.

“Iniciamos o processo com essas instituições justamente porque elas concentram o maior número de alunos e, também, o maior número de denúncias”, explicou o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky. O processo de supervisão está baseado nos decretos nº 5.773, de 9 de maio de 2006, e nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005.

Das quatro instituições, somente a Unopar não precisará fechar nenhum dos 357 pólos de apoio presencial. Entretanto, terá de limitar o número de vagas a 35 mil, redução de um terço do que foi oferecido este ano, rever o material didático, contratar coordenadores de pólo, aprimorar o atendimento nos pólos, especialmente na questão da biblioteca, e reelaborar o sistema de avaliação.

No caso da Unitins, o vestibular está suspenso. Nas demais instituições, o número de vagas estará restrito durante o processo de saneamento. Todas terão um ano para se adequar aos requisitos de qualidade estabelecidos pelo MEC. Passam agora por avaliação a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), do Rio Grande do Sul; a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), da Bahia; a Universidade Castelo Branco (UCB), do Rio de Janeiro, e a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

Estão matriculados 60 mil alunos nos pólos desativados. Segundo Bielschowsky, eles podem ser transferidos para outros que estejam funcionando regularmente e sejam próximos do anterior. “Caso os alunos não possam ser transferidos, os pólos continuarão abertos até que os matriculados concluam os cursos”, esclareceu o secretário. Os estudantes interessados em fazer curso a distância podem consultar a lista de pólos credenciados pelo MEC.

*Com informações do MEC

Fonte: PortalAZ

4 Comentários

  1. Eu nunca botei fé nesse cursos de ensino a distancia, mas na atual situaçao de esperantina (total descaso quanto ao ensino superior) acho q o mec deveria apenas listar mudanças q deverão ser feitas durante o periodo de ferias.

  2. Sou aluna do curso a distancia de Sistema de Informação da UMES (Universidade Municipal de Esperantina) com a UFPI (Universidade Federal do Piauí), e o que posso observar é que o curso é de muita qualidade. Os porfessores conteúdistas, a distancia e presenciais estão bem qualificados. E Ao contrário do que disse o outro comentário, a modalidade EaD é a forma de educação do futuro, já que a qualidade de ensino é a mesma do presencial, com a diferença de que cada um faz seus horários de estudo e tem maior flexibilidade de envio de atividades aos professores, além do acompanhamento que é a qualquer hora via msn, e etc.

  3. O ensino à distância é um processo inevitável (veio pra ficar), concordo que as universidades têm que ir até os alunos, mas isso tem que ser feito com muita responsabilidade, afinal não é apenas um diploma que tá em jogo.

  4. Vivemos a era da informatizaçaõ e ela deve ser aproveitada em tudo que possa trazer de bom para nós. E a educação a distancia é uma delas. É uma pena que ainda a pessoas que duvidem da modalidade a distância. O Brasil está atrasado quanto esta modalidade, mas estar avançando e isto é bom. o que vai dizer se um profissional é bom ou não, não é modalidade de ensino, mas a capacidade que este terá de colocar em práticas o que aprendeu, estudou, etc pois foi divulgado recentemente que em veiculo de comunicação nacional que a qualidade do aprendizado dos alunos de medicina estar deixando a desejar, vale ressaltar´: é um curso presencial. Sou acadêmica de Serviço Social modalidade ead na Eadcon/Unitins e posso afirmar que a qualidade de ensino é execelente, com ótimos profissionais e um material de qualidade, concluirei ano que vem e com certeza me sinto preparada para ser uma boa profissional. A avaliação que o que o Mec está realizando é de grande valia tendo em vista que vem contribuir para a qualificação do ensino a distancia. è claro que tudo que é novo causa polêmica, dúvida e medos, no entanto precisamos estar abertos a mudanças, inclusive na Educação. gostaria de ressaltar que li toda a materia e em nenhum lugar eu vi o nome do Instituto Paulo Mémoria Franco, como um dos polos desativados, gostaria de sugerir ao caro jornalista que procure a resposável pelo polo, conheça- o, pois o mesmo já recebeu visita de fiscalização e estar dentro das normas do MEC, equipado inclusive com o laboratório que é uma exigencia e segundo a lista do Mec é um dos credenciados. Confira!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo