O deputado federal Marllos Sampaio (PMDB) encaminhou requerimento aos Governadores de Estado sugerindo a instalação de um posto de atendimento do INSS nas Delegacias de Proteção ao Idoso de seus respectivos estados.
A Delegacia do Idoso de Teresina foi a primeira do país a disponibilizara às pessoas da terceira idade um posto do INSS. Em caso de denúncias de fraude no empréstimo consignado, os descontos em folha são suspensos imediatamente e, se comprovado o golpe, os idosos recebem de volta o dinheiro com juros e correção monetária.
“No Piauí a experiência tem se mostrado bastante eficiente, os idosos não precisam pegar duas filas e ir a dois lugares diferentes, quando vão à delegacia são prontamente atendidos pelos funcionários do INSS”, disse.
Segundo o parlamentar, o empréstimo consignado é um negócio lucrativo que rende R$2.5 bilhões por mês aos bancos, o que atrai a atenção dos golpistas.
“É importante que esse benefício seja levado para todo o país, se os estados estiverem ligados em rede, a atuação dos criminosos será dificultada”, explicou.
Por Emanuelly Mendes