O governador Wilson Martins assinou na manhã desta segunda-feira (30) o decreto que cria, oficialmente, o Programa Mais Viver no Piauí. O Programa visa à erradicação da miséria no Estado e é alinhado ao Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal. A solenidade foi prestigiada pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Tereza Campello.
Durante a solenidade foram feitos anúncios de um conjunto de ações que integram o Programa Mais Viver. Entre elas está a autorização para liberação de recursos para 1000 famílias piauienses, através da Secretaria de Assistência Social, para a formação de 100 grupos de Economia Solidária e a construção de seis casas de polpa de fruta. O governador também autorizou a construção de centros de recuperação para usuários de droga e a abertura do processo licitatório para a construção de 50 barragens.
“Não tenho dúvida de que esse conjunto de ações resultará na erradicação da miséria em nosso Estado. O Piauí foi o Estado que mais cresceu nos últimos anos e queremos manter assim. A meta de tirar mais 220 mil piauienses da situação de extrema pobreza em dois anos é audaciosa, mas com o empenho do Governo do Estado e a ajuda do Governo Federal, a meta será alcançada”, destacou Wilson Martins.
A ministra Tereza Campello apresentou os três eixos no qual o Brasil Sem Miséria se baseia: transferência de renda, acessos aos serviços públicos e a inclusão produtiva. A ministra parabenizou o Estado por ter o melhor cadastro do Bolsa Família. “A gestão piauiense é um exemplo para as demais. Essa parceria de sucesso entre os governos Federal e o Estadual é que nos faz ter a certeza de que alcançaremos as metas, pois as duas esferas estão trabalhando no mesmo sentido. O Mais Viver está gerando a oportunidade para conseguirmos ser um país sem pobreza”.
Ações do Mais Viver já estão sendo implantadas no Estado. No Vale do Guaribas, por exemplo, 1800 famílias estão passando por uma estruturação produtiva através de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Outra ação que está em andamento é a aquisição e distribuição de sementes, 50 mil famílias serão beneficiadas com 500 mil toneladas de sementes de feijão e milho.
O coordenador do Mais Viver, Cezar Fortes, explicou que Piauí tem condições de enfrentar o desafio de erradicar a miséria no Estado. “Ações estão sendo articuladas para alcançar rapidamente nosso objetivo”, disse.
CCOM