O Ministério da Educação lançou o PDE ESCOLA com o objetivo de orientar as Escolas em busca da melhoria da qualidade de ensino e fortalecer o sistema de gestão escolar.
A Secretaria Municipal de Educação realizou na última quinta-feira, dia (03), de novembro o segundo encontro de Diretores e Coordenadores do PDE, com o objetivo de orientar e esclarecer sobre a execução das ações pedagógicas e financeiras do plano, enaltecendo os pontos: regimento, proposta pedagógica e conselhos Escolares.
Nestes encontros presenciais são realizados momentos de reflexões sobre como utilizar o recurso em prol do desenvolvimento da Escola deixando bem claro a importância da participação de toda a comunidade escolar, além de deixar a mensagem de que PDE não é só um recurso financeiro, mas sim pedagógico, pois a escola tem que garantir o ensino-aprendizagem com foco no aluno.
O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-ESCOLA) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para garantir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança.
O PDE é considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
O Município de Esperantina foi contemplado nesse ano de 2011 com o recebimento de recursos do PDE Escola para 10 Escolas Municipais, são elas: Escola Municipal Raimundo Cearense, São Raimundo Nonato (Boi Velho), Gervásio Lages Rebêlo, Maria das Graças Rodrigues Coelho, David Caldas, Dr. José Patriotino Rebêlo, João Batista de Amorim (Mundo Novo), Francisco Simplício do Vale (Lagoa dos Macacos), João José de Oliveira (Canto da Palmeira) e Maria Pinheiro de Castro. Vale lembrar que outras cinco Escolas Municipais já haviam sido contempladas com o plano. São elas: Vila da Solidariedade, Cristo Redentor, Meire Fernandes, São Benedito e Santa Luzia.
Por: Carlos Araújo
]]>