Mais alagados e desabrigados em Esperantina
O Rio Longá continua enchendo desde as primeiras horas da madrugada desta terça-feira (28) e a cada instante novas famílias continuam sendo desabrigadas.
Vale ressaltar que a defesa Civil do Municipio já contabiliza inúmeras famílias alagadas que realizam mudanças para prédios públicos desde as 3h da madrugada desta terça-feira.
O rio Longá que estava ontem com 7 metros e 58 centímetros de altura, amanheceu hoje com 8 m e 22 cm e a previsão é que suba ainda mais durante toda esta noite.
Até o momento estão sendo ocupados os prédios do Centro de Convivência do Bairro Santa Luzia, Casa da Comunidade do Bairro Cristo Redentor, Casa da Comunidade do Bairro Nova Esperança, e Associação de moradores do Bairro Cristo Redentor além de casas alugadas pela prefeitura.
De acordo com o presidente da Comissão de defesa civil de Esperantina, Patrócollo Silveira, por enquanto as famílias estão sendo transferidas para os demais prédios púbicos, evitando-se levar aos colégios, para que não sejam comprometidas as aulas dos estudantes.
“A defesa civil está trabalhando para minimizar o sofrimento das famílias. Já nos reunimos hoje e todos estamos voltados para isso, inclusive, as comissões já estão trabalhando uma a uma para minimizar o sofrimento das famílias que estão alagadas”, afirma o presidente Patrócollo Silveira.
Mobilização local
Além da Comissão municipal de defesa civil, a Prefeitura bem como os sindicatos, empresas, igrejas e associações locais estão se mobilizando em favor da causa dos desabrigados. Segundo o prefeito Chico Antônio: “A prefeitura está disponibilizando todas as suas secretarias para prestar o apoio necessário a Comissão de Defesa civil municipal e aos alagados”, disse.
O prefeito afirmou também que está em Brasília para tratar de emendas para o município, mas antecipou o seu retorno, que seria amanhã, para hoje à noite, por conta da situação em que se encontra a cidade.
So aluno da unidade escola Umbelino Rebelo
Eu não acho uma boa indeia leva esas pessoas para o colegio, pois Umbelino em tempo de chuva, o colegio alaga e na semana pasada com a chuva a agua derubou a metade do mura da delegacia. eu gostarea que mandase ageita tambe nè ???????????
Eu lhe respondo lucilene sabe onde que os the tao é naquela fazenda la na saida para luzilandia onde eles sabem que a agua nao chega e aquelas casas estao do jeito com eles sempre ficaram desde quando foram construidas eles estao vazias e quase caindo pq nem reforma ele manda fazer