Luzilândia se prepara para o “São João na Roça”
A prefeita de Luzilândia, Janaína Marques, disse que os festejos juninos já são tradicionais no município, o que leva a prefeitura a investir na realização do evento e que deverá reunir milhares de pessoas de toda a região norte do Estado. O Parque Junino será novamente o local onde milhares de pessoas deverão conferir um dos mais belos espetáculos culturais que Luzilândia produz: o “São João na Roça”, que chega ao quinto ano e promete ser um dos maiores festivais juninos da região.
A organização do evento já está na fase final para que os milhares de visitantes confiram as atrações.
Apresentações de quadrilhas, bandas de forró e as tradicionais barracas de comidas típicas prometem animar a comunidade e visitantes de outros municipios.
Na avaliação da prefeita Janainna Marques, a cidade já tem tradição em encontros e festivais de quadrilhas. “Há todo um envolvimento das diversas comunidades da região e as manifestações são as mais diversas, incluindo até a dança de bois”, salientou.
O evento deverá acontecer durante três dias e vai reunir vários municípios convidados que dividirão o palco reunindo as melhores atrações regionais.
Quadrilhas, como: “Explode Coração”, “Fogo de Palha, “Arraiá das Lideranças” e o “Arraia das Quengas do Fugutchu”, devem bestar entre grupos folclóricos que se apresentarão”. Também movimentarão a festa as tradicionais danças como o Boi Brilho (de Joca Marques) e o Lírio Verde, do Assentamento Palmares, além do grupo Boi Luz do Florescer (de Luzilândia).
Apesar de crise, evento será mantido
Janainna Marques comenta que, mesmo com as dificuldades originadas pela perda de recursos em função da crise mundial, que gerou baixa no repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, e ainda os investimentos demandados na reconstrução de parte da cidade castigada pelas inundações, a prefeitura manterá a realização do evento por acreditar na importância do mesmo e na manutenção das tradições regionais.
“É um modo de escrever e contar as histórias do nosso povo; de mantê-las vivas para as futuras gerações, então não podemos nos furtar de apoiar esse evento” declarou a prefeita.
Prefeitura vai ajudar as quadrilhas juninas
A prefeita Janainna Marques conta que o poder municipal deverá disponibilizar auxílio financeiro para despesas com as quadrilhas juninas e outras expressões folclóricas do município. “Apesar das dificuldades devemos atuar no sentido de garantir a manutenção de costumes que esse patrimônio representa”, acrescentou a prefeita Janainna.
Como os festejos acontecem no período de 03,04 e 05 de julho, as estimativas apontam que mais de 15 mil pessoas circularão por Luzilândia.
A Prefeitura, a exemplo dos anos anteriores, deverá solicitar reforços na segurança e também investir na Guarda Municipal para garantir a tranqüilidade das famílias que prestigiam a cidade. A área da Saúde também será mobilizada e, além de um eficiente esquema de plantões nos hospitais, o SOS Luzilândia vai disponibilizar atendimento médico na área do evento.