Luzilândia: IPOP dá vitória para Janainna
Em pesquisa de opinião pública realizada nos dias 17 e 18 de setembro, o IPOP (Instituto de Pesquisa de Opinião Pública) ouviu 300 pessoas de 16 anos acima na cidade de Luzilândia sobre as intenções de votos dos candidatos José Marques, Janainna Marques e Oliveira Ximenes, o Oliveirinha.
Na pergunta estimulada, em que o entrevistador pergunta: “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Luzilândia?”. O IPOP cita os nomes dos três candidatos. Das respostas, Janainna Marques (PTB) obteve 60,3% das intenções de votos; José Marques (PSDB) somou 22,3% e, por último, Oliveira Ximenes, o Oliveirinha, com 10,7%.
Já na pergunta espontânea, em que o entrevistador não cita os nomes dos candidatos, deixando o eleitor(a) mais livre para responder, a prefeita Janainna Marques atinge a maioria absoluta e obtém um percentual de 55,% das intenções de votos; José Marques alcançaria 22% e Oliveirinha apenas 9,3%.
A pesquisa foi encomendada pelo suplente de deputado federal José Maia Filho, o Mainha, ex-presidente da APPM. Foi registrada no Cartório Eleitoral da cidade de Luzilândia, às 09h:40min do dia 23 de setembro, sob o Protocolo 220/2008. Os partidos, candidatos e coligações tiveram o prazo de 5 dias para impugnar a pesquisa. Somente passado o prazo é que o juiz autorizou a divulgação.
Além das respostas dadas às entrevistas estimulada e espontânea, a prefeita Janainna Marques consegue liderar todos os ítens, inclusive os de aprovação da atual Administração e de que ela merece ser reeleita, o que lhe somaria o 4º mandato consecutivo: dois em Joca Marques (a 15 km de Luzilândia) e mais outros dois no Município de Luzilândia.
José Marques tem maior rejeição
A rejeição, segundo os cientistas políticos, é o índice em consultas populares que mais preocupa os candidatos nas eleições. No caso de Luzilândia, enquanto Janainna Marques tem o menor índice de rejeição (19,7%), o candidato José Marques, seu principal oponente, apresenta a maior rejeição (41,7%). Ou seja, quase a metade do eleitorado de Luzilândia não votaria no candidato José Marques em hipótese alguma. Oliveirinha, o representante da “terceira via”, soma 21% de rejeição.
Maioria pode atingir 6.000 votos
De acordo com os dados do TSE, na eleição de 2004 a prefeita Janainna Marques bateu seu oponente, José Marques, à época candidato à reeleição, com uma maioria de 1.246 votos. Na época, a Justiça Eleitoral em Luzilândia apurou 14.174 votos válidos para prefeito. Janainna obteve 7.210 e José Marques 5.964.
Com o crescimento do número de eleitores, sobretudo dos jovens com 16 anos de idade, a tendência é que em Luzilândia sejam apuados de 15.000 a 15.800 votos válidos para prefeito. A se confirmar a pesquisa de inteção de votos realizada pelo IPOP, Janainna deverá sair vitoriosa com uma maioria de aproximadamente 6.000 votos acima do segundo colocado, José Marques, com um aumento de 2004 para 2008 de aproximadamente 500% de votos válidos como maioria.