Parque Ecológico Cachoeira do Urubu chama a atenção dos turistas pela quantidade de lixo no local
Recentemente a nossa equipe de reportagem do jornalesp.com flagrou inúmeros amontoados de lixos espalhados em vários locais do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu.O que chamou a atenção dos turistas e visitantes é que a quantidade de lixo era enormes em vários pontos de visitação do Parque, principalmente nesta época do ano em função do periodo da Semana Santa que coincidiu também com a realização do Carnaval fora de época do municipio e que concentrou milhares de pessoas no referido Parque.
O lixo era formado na sua grande maioria por garrafas pets, sacolas e restos de comida e dividiam o precioso espaço com os visitantes do local, além de atrair a atenção de roedores e até outros animais como cachorros.
Como se trata de uma questão ambiental, mas acima de tudo, é uma questão de conscientização já que centenas de pessoas visitam diariamente o local, além de que outros comercializam diversos tipos de produtos e que esqueçem de manter a limpeza do mesmo.
No entanto, por se tratar em especial da sétima maravilha do estado, é necessário uma intervenção imediata por parte do poder executivo, já que o municipio está atualmente sem o seu Diretor de Meio Ambiente, depois que o titular daquela pasta pediu a sua própria demissão.
A atual Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Esperantina, Inês Monção considerou como um absurdo a falta de higiene e sujeira no local.
“Um lugar muito bonito, mas a sujeira está presente em todo os lugares”, declarou a sindicalista.
Veja outros registros da sujeira no Parque:
]]>
De fato, a população tem que se conscientizar de que somos os maiores responsáveis pela preservação da natureza como um todo, inclusive da Cachoeira. Temos que pensar que um inofensivo papelzinho de bombom já suficiente para causar essa problemática toda!
Nós, na condição de esperantinenses, temos dar exemplo e, ao mesmo tempo, cobrar do poder público que trabalhe em estratégias que visem a preservação desse nossa maravilha natural, como simples atitudes educativas e estruturais, principalmente lixeiros… sem lixeiros, os visitantes se sentem estimulados a largarem o lixo em qualquer lugar!
Vamos evitar um problema desses, a natureza está respondendo aos nossos erros.
Primeiro lugar é educar os visitantes e depois colocar lixeiras e placas incentivando os visitantes a colocar o lixo nas mesmas.