Lançado em Esperantina o Plano de Habitação
Aconteceu hoje, nas dependêcias do Ginásio Poliesportivo Dídimo de Castro, o lançamento dos Conjuntos Habitacionais: Bernardo Rego, Residencial Alecrim e Minha Casa, Minha Vida, que juntos beneficiarão quase mil (1.000) famíias. Na ocasião também foram assinadas as ordens de serviço para a construção da Agência do Instituto Nacional de Seguridade Social- INSS, no municipio.Após a formação da mesa de honra, o vereador e presidente da camara municipal de Esperantina, Janio Aguiar, fez a abertura do evento e agradeceu pelo empenho do prefeito, dos vereadores, do senador Wellington Dias e da Secretária Estadual Rejane Dias em possibilitar a realização do sonho de tantas famíias em Esperantina.
A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantina, Inêz Monção falou em nome da sociedade civil, ressaltando a importancia da construção das casas para aqueles que realmente necessitam.
Já o representante da Caixa, senhor Herbert Buenos Aires, ressaltou a relação entre a intermediação dos valores para a construção das casas feita pela Caixa e o trabalho propriamente dito, aquele que é colocada a mão na massa e que são selecionadas as pessoas mais necessitadas.
Raimundo Alves representante do INSS em sua fala acrescentou que foi de suma importâcia o trabalho dos vereadores em favor da doação do terreno onde será construído o prédio da futura agencia do instituto em terras esperantinenses, lembrando que a missão do INSS é manter se cada vez mais perto dos segurados, objetivo este garantido com a construção de novas agencias como a que Esperantina receberá em pouco tempo.
O evento contou ainda com a ilustre presença da Deputada Estadual Rejane Dias que parabenizou as quase mil famíias pela aquisição do maior sonho de cada pessoa que é uma casa própria para si e para sua famíia.
O prefeito Francisco Antônio assinou as ordens de serviço para a construção da agencia do INSS, elaboração do Plano Diretor do Municíio e do Plano Diretor de Habitação, e a construção do Conjunto Residencial Alecrin.
Após as assinaturas das ordens de serviço, o prefeito agradeceu a presença de todos os presentes, principalmente aqueles que faziam parte de comunidades e associações neste evento onde está sendo dado um importante passo para uma infraestrutura mais satisfatória no municipio.
“De acordo com dados do IBGE, aproximadamente 3.000 famíias em Esperantina, incluindo zona urbana e rural, não tem casas, e eu como prefeito me sinto na responsabilidade de pensar um em meio de ajudar essas pessoas”, falou Chico Antônio.
Sobre o Plano Diretor de Habitação, ainda nas palavras do próprio prefeito, servirço para nortear as ações desta e de futuras administrações, é como saberemos como e para onde deve seguir o crescimento da cidade, visando um desenvolvimento tranquilo para a nossa cidade.
“Pra se ter uma ideia, um levantamento feito na zona rural, descobriu que aproximadamente 500 familias de quebradeiras de coco vivem em casas em pessimas condições, como teto de palha e sem água, é necessário também o desenvolvimento de um programa exclusivo para esses casos”
O Senador Wellington Dias saudou os presentes dizendo que se faz cada vez mais necessária a preocupação como projetos a longo prazo, pensar na construção das casas é importante mas, é preciso também pensar na água, energia, escola e saúde e para estas pessoas, e neste sentido, tudo havia sido bem feito.
“E eu confirmo minha aliança com este povo batalhador, continuarei contribuindo para a aquisição de melhorias de vida para esse povo”, disse o Senador.
Ainda na sua fala o senador relatou sobre o projeto de macrodrenagem e contenção de enchentes a ser implantado em Esperantina, não sendo de imediato, mas que o projeto já existe, a exemplo do que foi lançado pelo Governo Federal através da presidente Dilma, e a criação do fundo permanente para evitar enchentes.
Desfeita a mesa de honra, os presentes foram guiados aos locais onde seriam realizadas as atualizações cadastrais, seguindo o período de listagem.
[nggallery id=909]]]>