O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Deputado Estadual, Themósticles Filho (PMDB), e o reitor da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Professor Luiz de Sousa Santos Júnior, assinaram na manhã da última segunda-feira (06), o edital do convênio para a realização de Concurso Público para a contratação de quatro servidores efetivos para o cargo de Consultor Técnico Especializado, com salário inicial de R$ 4.7620,46.
As incrições deverão ser feitas via internet no site da UFPI – www.ufpi.br/copese, de 09 de fevereiro a 12 de março. Podem se inscrever os candidatos que tenham curso superior em qualquer área de conhecimento, com idade mínima de 18 anos.
A prova objetiva será aplicada no dia 15 de abril em local a ser divulgado no mesmo site. A Coordenadoria Permanente de Seleção da UFPI será responsável pela realização do concurso.
Segundo o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00. O pagamento poderá ser feito até o dia 13 de março em qualquer agência ou correspondente bancário. O comprovante de inscrição e o boleto para pagamento da inscrição devem ser acessados na internet e impressos pelo candidato.
A prova objetiva constará de 50 questões – sendo dez questões de língua portuguesa, dez de noções de informática e 30 de conhecimento específico -, com quatro horas de duração – das 8h Às 12h.
Ainda segundo o edital do concurso, as divulgação do local de aplicação das provas vai acontecer no dia 9 de abril. No dia 15 de abril, logo após a aplicação da prova, a COPESE vai divulgar o gabarito com as respostas da prova objetiva.
Assessoria
O Presidente Themístocles Filho afirmou que a contratação dos quatro consultores técnicos será imediata.
“Todos os anos a Assembleia Legislativa discute o orçamento estadual, daí a necessidade de termos uma assessoria especializada. Esses quatro servidores vão cuidar especificamente da contabilidade pública e orçamento, ficando à disposição das comissões técnicas”, explicou.
A realização de novos concursos públicos vai depender da necessidade da contratação de outros profissionais especializados.
“Se eu pudesse faria um concurso a cada ano, mas só vamos fazê-lo se houver necessidade de contratação de pessoal”.
Parceiros
O reitor Luiz Santos Júnior ressaltou as parcerias com a Assembleia Legislativa destacando o curso de línguas estrangeira – inglês e espanhol – ministrado no Complexo do Grande Dirceu e o concurso público de 2007.
“Com esse, já são dois os concursos públicos realizados em parceria da Assembleia Legislativa com a UFPI. O primeiro foi realizado para contratação de quatro fisioterapeutas. É elogiável a preocupação do presidente Themístocles Filho em assegurar aos deputados a auxílio de consultores técnicos para a elaboração dos orçamentos”, acrescentou.
Por Paulo Pincel