Conselho de Sentença condena joaquimpirense a cinco anos de prisão em regime aberto durante Júri Popular em Esperantina
Crime de Homicídio Qualificado aconteceu a mais de quinze anos atrás na zona rural de Joaquim Pires
O Conselho de Sentença, condenou na última quinta-feira (25/09), o aposentado joaquimpirense, Manoel José Pereira de 71 anos de idade, a 05 (cinco) anos de prisão inicialmente em Regime Aberto, pelo crime de Homicídio Qualificado contra a vitima José Maria Ribeiro, ocorrido no dia 03 de janeiro de 2010, na Vila Suvinier, zona rural de Joaquim Pires.
A vitima que era amigo do Réu, foi assassinada com uma facada no peito esquerdo e teve morte imediata. Ambos tinham passado a manhã bebendo juntos em um Bar situado na referida Vila.
Durante o seu depoimento o Réu, chegou a relatar que não lembra nada do ocorrido e que o crime teria acontecido em consequência de um acidente.
Vale ressaltar que o Conselho de Sentença, formado por 07 (sete) integrantes da sociedade esperantinenses, sendo duas mulheres e cinco homens, entenderam pela desclassificação das 03 (três) qualificadoras. Ou seja, os sete jurados, não reconheceram o motivo fútil, torpe e meio cruel.
O corpo de jurado ainda por sua vez, reconheceu o Homicídio privilegiado uma vez que o Réu agiu sob o domínio de violenta emoção.
Devido a decisão do corpo de jurado, o referido Reu vai recorrer da sentença em liberdade.
O Juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Esperantina, Dr. Rostônio Uchoa Lima Oliveira, foi o responsável por presidir a importante sessão do tribunal do Júri.
A defesa do Réu foi feita pelos seguintes Advogados: Francisco das Chagas do Rego Junior, Acelino Barros de Galvão Junior e Rayssa Júlia de Freitas Mota.
Já o Ministério Público que foi o autor do processo de Nº 0000070-90.2010.8.18.0098 de Homicídio Qualificado, esteve representado pelo Promotor de Justiça da esfera criminal, Dr. Petrônio Henrique Cavalcante e auxiliados pelos Advogados de Acusação: Davi Vilela Joca, José Venâncio Ribeiro de Sousa e José Osmar Dias Campos Junior.
Veja outros registros do Juri, abaixo: