O Concurso Público que a Prefeitura da cidade de Joaquim Pires, realizou no mês de maio desse ano foi suspenso pelo Juiz da Comarca do município, Stefam Oliveira Ladislau, após aceitar pedido do Ministério Público. A decisão tomou como base inúmeras denúncias que foram feitas por parte da população e, candidatos não aprovados. A referida decisão é da última segunda-feira (01/09).
O Ministério Público irá agora apurar os fatos que foram denunciados. E dentre esses pontos está o fato de a Prefeitura de Joaquim Pires está entre as Prefeituras do Piauí que ultrapassaram o limite de Responsabilidade Fiscal, o que a torna impossibilitada de realizar Concurso Público.
Uma das principais denúncias é de que a Prefeita Regina Ramos (PT), tenha favorecido sua família e amigos mais próximos, isso porque neste Concurso foram aprovados, o marido, Mauro Sérgio (que também é Secretário de Saúde do município), duas irmãs, quatro primos, e ainda várias pessoas que são próximas da gestora, além de alguns auxiliares e assessores da Prefeitura.
O Juiz determinou ainda que em caso do Concurso ter sido homologado, que a Prefeitura se abstenha de convocar, nomear ou praticar qualquer outro ato destinado à contratação para os cargos oferecidos no edital do aludido certame.
Em caso de não obediência da decisão, o juiz determinou multa diária no valor de R$ 10 mil a incidir pessoalmente sobre a Prefeita daquele município, além de responsabilização civil e criminal.
O Concurso destinou um total de 99 vagas para serem ocupadas de imediato, e ainda 189 para cadastro de reserva. O Juiz disse que caso as denúncias sejam comprovadas, o Concurso será totalmente anulado, e a empresa responsável pela elaboração do certame Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI), juntamente com a Prefeitura do município serão devidamente punidos.
Por Bernardo Marçal
Eu acertei 89% da prova e mesmo assim nao fui chamado. Achei estranho mesmo esse concurso, e muito vagabunda uma prefeita dessa e mais ainda a empresa que realizou o concurso.