Integrantes da Associação de Ovinocaprinocultores realizaram em Esperantina dia de campo
Implantar uma Cerca Viva com sementes de Unha de Gato e um Banco de Proteínas com sementes de Leucena é uma atividade inédita em Esperantina e na região.
O treinamento do grupo com 10 pessoas, ocorreu no dia 29 de janeiro, das 08:00 as 15:00 horas, na propriedade Terra Brasil, em Esperantina.
O Projeto da Cerca Viva, visa aproveitar melhor a unha de gato, reduzir custos na construção de cercas e também fornecer alimentos para caprinos. Já o Projeto de Banco de Proteínas aproveitará todo o potencial que a Leucena tem para alimentar caprinos e outros ruminantes, principalmente em períodos de maior dificuldade alimentar, já que a Leucena é própria para seca.
De acordo com informações, a capoeira terá 2 hectare cercados com 785 metros de cerca viva, são 7.850 covas. Já o piquete com o banco de proteínas terá 3.500 m2 com 11.655 covas.
O Dia de Campo foi uma iniciativa do Vereador Paulo Brasil e Evellyn Sara. Ele orientou sobre Leucena para formação do Banco de Proteínas; Já Evellyn Sara orientou sobre Unha de Gato para formação de Cerca Viva.
Os organizadores justificam a importância da atividade dizendo que em 2 anos os produtores rurais de Esperantina poderão acreditar e dominar esta estratégica forma de economizar na produção de alimentos.
A Associação de Ovinocaprinocultura tem como Presidente em exercício Antonio Quirino e como Diretor de Comunicação o Vereador Paulo Brasil.
Segundo o Vereador em breve vai acontecer o prêmio Produtor Modelo da Ovinocaprinocultura.
Premiar a quem cria desenvolvimento, incentive esta ação, contribua com o prêmio, faça sua doação. Seja parceiro.
Banco do Brasil: 2048-6 CC: 23301-3]]>
É muito louvável e de muita importância essa iniciativa do vereador Paulo Brasil e de Evellin, sendo o Piauí um dos maiores produtores de ovinocaprinocultura do Brasil, mas ainda precisamos de muito insentivo no que se diz respeito a dar mais assitência aos produtores, investir em raças que dão mais lucro, em fim, investir em vários fatores que que ajudem aos produtores a terem lucro. A caprinocultura me interessa bastante por eu ser estudante do segundo ano de Medicina Veterinária aqui em Brasília.
Maria do Socorro entre em contato e seja parceira da AOVICAPRE. Esperantina precisa daqueles que se formam para contribuir com a formação dos que aqui ficaram.
Obrigado pela força do comentário na matéria da cerca viva.