Inaugurada em Esperantina sala de legislação de provas do DETRAN
Foi inaugurada nesta manhã no prédio da 13ª CIRETRAN uma sala de prova de legislação destinada especialmente para as pessoas que vão adquirir ou renovar carteira de habilitação.
O evento contou com a participação de representantes do DETRAN do Piauí, do Prefeito Municipal de Esperantina, Chico Antônio, funcionários da 13ª CIRETRAN, Secretários Municipais, Vereadores, diretores de entidades e vários outros populares que participaram da solenidade de inauguração e entrega de material educativo de trânsito.
Durante o seu discurso o atual chefe da 13ª CIRETRAN, José Claudemir dos Santos, falou da importância da inauguração da nova sala e da grande economia que os condutores de veículos vão ter. Claudemir explicou que antes o motorista teria que sair do município e fazer a prova em uma outra cidade e ainda teria que pagar em torno de R$ 70,00 (setenta reais) a auto escola e agora com esta nova sala de legislação, o motorista vai fazer de graça e ainda por cima recebe o resultado em apenas uma hora.
Já o Diretor Técnico do DETRAN, Wellington Camarço que na ocasião representou o Diretor Geral do orgão Dr. Jesus Rodrigues, disse que a sala de prova vai atender não somente aos usuários da cidade de Esperantina, mas, também usuários de outras cidades circunvizinhas que agora não vão mais ter que se deslocar até Campo Maior ou Piripiri.
Wellington Camarço falou que o DETRAN vai está fazendo um convênio também com a Polícia Militar já que as estatísticas apontam que o trânsito da cidade de Esperantina mata muito mais do que o trânsito da própria capital do estado.
O Diretor declarou que neste primeiro momento será trabalhado a parte que se refere a educação no trânsito para depois começar a se trabalhar a parte da repressão.
“O trânsito passou a ser uma questão de vida”, declarou Wellington Camarço.
O Prefeito Chico Antônio iniciou a sua fala explicando que desde que assumiu os destinos de Esperantina já participou de quatro reuniões somente para tratar da problemática do trânsito da cidade.
“Somente no ano passado aconteceram no município dezenove óbitos, quarenta e quatro acidentes com seqüelas graves e mais de 360 acidentes envolvendo diretamente motos, o que representa em torno de um acidente por dia em nossa cidade” relatou Chico Antônio.
“Para se ter uma idéia estamos vivendo uma verdadeira guerra no trânsito, ou seja, aqui se morre muito mais gente no trânsito do que na própria guerra de Israel com os Palestinos”, falou o prefeito.
No final de seu discurso Chico Antônio pediu apoio dos presentes e disse que era necessário uma consciência maior no trânsito porque se não outras vidas serão ceifadas e a população só vai se dá conta realmente quando for tarde demais, no entanto disse que seria necessário a colaboração de todos, comentou o prefeito.
Durante a solenidade o coordenador da AMARE João Alemão recebeu alguns materiais que serão usados na campanha de Educação de Trânsito “Caminho da Escola” que será desenvolvida pela sua entidade.
O jornalista se equivocou, o resultado da prova não sai em 1 hora mas no mesmo instante que o candidato termina seu teste, ou seja, o candidado já sai da sala de testes com seu resultado em mãos, carimbado e assinado pelas pessoas competentes.