Idosa esperantinense completa um século de vida com muita vitalidade e energia
A aposentada e viúva Maria José Machado Monte, popularmente conhecida como dona Mazé, concentrou dezenas de familiares e amigos em torno da festa dos seus 100 anos de vida, realizada na noite de hoje (12), na casa de Eventos pertencente a empresária Ivone, localizada na Rua 12 de outubro no Bairro Rural na cidade de Esperantina.
Vale ressaltar que alguns dos familiares da aniversariante que marcaram presença na grandiosa festa, além de uma boa parte residirem em algumas cidades do Piauí, outras vieram de cidades dos estados do Pará e do Maranhão.
Histórico Familiar
A aniversariante nasceu no dia 12 de setembro do ano de 1910, na localidade Malhada do Meio, no município de Barras e foi a primeira filha do casal Manoel do Monte Machado e de Antônia do Monte Lima, que tiveram os seguintes filhos: Francisco do Monte Machado (in memorian), Raimunda do Monte Machado (in memorian), Antônio do Monte Machado (in Memorian), Alzira do Monte Machado, José do Monte Machado e Gaspar do Monte Machado, também (in Memorian).
Dona Maria José tem como meio irmãos as seguintes pessoas: Manoel Machado Filho, Marcelo, Gerardo, Domingos, Raimundo, Patriota, Patriolino, Matias, Sebastiana (Sianhara), e Maria de Lurdes.
Vale lembrar que a aniversariante casou-se aos 18 anos de idade com Joaquim Alves Pereira e desta união nasceram os seguintes filhos, todos de parto normal realizado pela própria viúva, que são eles: Raimundo Alves, Teresa (in Memorian), Luzia, Francisca, Maria, Fransquinha (In Memorian), Floriza, Antônia, José Machado, Totônio, Cidonia, Luiza e Dominguinhos (in Memorian).
Nesta extensão familiar tem se conhecimento que a aniversariante teve 50 netos, 66 bisnetos, 25 tataranetos e 05 escanxanetos.
A idosa chegou a desempenhar no passado o trabalho de doméstica, lavradora e por último até de resadeira em crianças, jovens e adultos que a procurassem em busca de tratamento de saúde.
Confira toda a cobertura do centenário de dona Mazé:
[nggallery id=736]
achei linda a repotagem dos 100 anos da minha bisavo,estava triste por naõ poder ter ido mas agora to realizada com as fotos parabens . marlucia bisneta de brasilia df
faço parte destes 66 bisnestos e fico muito feliz de compartilhar dessa grande familia ,parabems pela reportagem .lucineide brasilia
tambem faço parti destes 66 bisnetos, infelismente não pude ir, a festa estava linda, parabéns bisa pelo seus 100 anos e pela reportagem.
thaynna, vargem grande-MA
Parabéns titia por seu centenário, festa linda mas infelizmente não participei (seu irmão Patriolino e cunhada Maria estavam presentes homeangeando-a), adorei a reportagem e as fotos dessa família feliz e bonita…Teresina-Piauí…
Me sinto feliz em fazer parte dessa linda família, sou filha do seu irmão caçula. Parabéns minha tia por essa grande benção de Deus.
Parabenizo também o site pela perfeita cobertura.
Teresina-Piauí
eu tambem faço parte dessa grande familia, como um dos 66 bisnetos e infelizmente não pode ficar para a festa que foi no domingo a noite e eu tive que vir embora, por causa do trabalho, mas estava tudo muito bonito… parabéns pelo seu centenario bisa.
tambem faço parti destes 66 bisnetos, infelismente não pude ir, a festa estava linda, parabéns bisa pelo seus 100 anos.Thamyres Manayra;*Vargemgrande-ma
tenho orgulho muito grande de minha avó,por ver
que ela é uma mulher muito batalhadora por ter chegado
aos teu 100 anos.Peço desculpa por não ter
presenciado,essa data tão especial!!!
seu neto;JOSÉ FILHO
NOVA MONTE VERDE
MATO GROSSO
Sou neta do irmão dela,Gaspar do Monte Machado e filha do policial Monte,que era seu sobrinho.Parabéns tia,por mais esse ano de vida e pela bênção de completar 100 anos de vida.Essa é uma dádiva a poucos concedida.A senhora merece tudo de bom,muitas felicidades!!!Beijos!!!Parabéns por essa data linda!!!