Ibama promove campanha integrada sobre defesa da piracema no Piauí
Entre os dias 21 e 25 de novembro, a Superintendência do Ibama no Piauí, por meio do Núcleo de Educação Ambiental e do setor de Fiscalização, promoveu uma campanha integrada de ações educativas e de fiscalização do período de defesa da piracema.
A ação, que contou com a participação da educadora ambiental Maria Isolda Monte e do fiscal Raimundo Nonato da Silva, aconteceu nos municípios de Nossa Senhora dos Remédios, Porto, Barras, Esperantina, Joaquim Pires, Luzilândia e União.
A campanha desenvolveu ações educativas junto às comunidades de pescadores localizadas na bacia hidrográfica do rio Parnaíba, visando a preservação das espécies que fazem o fenômeno Piracema e a garantia de renovação dos estoques pesqueiros.
Foram realizadas reuniões com os presidentes das Colônias de pescadores e palestras educativas acompanhadas de discussões acerca da importância de preservação das espécies durante o período de defeso. Durante a campanha foram difundidas, ainda, informações sobre a legislação ambiental relativa à pesca, informações nos meios de comunicação local, além da exibição de um filme educativo.