I Feira Cultural do Projovem Urbano foi um verdadeiro sucesso
Com o tema: Juventude e Cultura foi realizada na noite do último sábado (25), a primeira das seis feiras que o Projovem Urbano de Esperantina irá realizar no decorrer dos 18 meses de execução do referido programa.
A programação teve início às 08:00hs da manhã com uma partida de futebol no campo do Tilicão no Bairro Nova Esperança entre os alunos do colégio Gervásio Lages Rebelo que venceram pelo o placar de 04 a 02 os alunos da escola Maria Luiza do conjunto Fazendinha.
Após o jogo ambos os times realizaram uma confraternização em um sítio no assentamento Caiçarinha.
Às 19:00hs teve início a feira cultural na Praça Leônidas Melo com apresentações de várias danças típicas da região, desfile de personalidades do Projovem Urbano, gincana com passa ou repassa, shows de calouros, paródias e música ao vivo com Domingos Santana.
De acordo com um dos professores do Projovem Urbano, Carlos Araújo “os alunos do Projovem Urbano têm muito o que mostrar, porém o que falta são oportunidades e na feira eles provaram para a comunidade que são pessoas importantes, pois, como é do nosso conhecimento 40% do nosso alunado são vítimas de preconceito da sociedade, nós temos alunos ex- presidiários, usuários de drogas, etc. Esses jovens têm potencialidades que aqui no Projovem estão tendo a chance de mostrá-las.
Muitos estavam fora da sala de aula até mesmo por falta de incentivo. O Projovem acolhe todos eles com amor, carinho e bastante atenção. São pessoas que precisam de um ombro amigo, de diálogo, acompanhamento familiar e nós professores fomos capacitados pra isso”, disse o professor.
Na feira muita gente prestigiou o evento que contou também com a presença da coordenadora do Projovem Urbano do pólo regional, Sra. Quintiliana que veio de Parnaíba para registrar as atividades.
A equipe do Projovem Urbano agradece a todos aqueles que patrocinaram a feira especialmente a Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal, por ceder sua estrutura para a realização do evento.
O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal e atende em Esperantina 400 alunos na faixa etária de 18 a 29 anos, recebendo cada um o incentivo mensal de R$ 100,00. O curso tem a duração de 18 meses e as aulas acontecem no período noturno nas escolas Gervásio Lages Rebelo e Maria Luiza Teles.
Confira alguns momentos do evento:
quem não recebeu cartão do projovem como eu faço para receber?