Os primos: Alexandre de Oliveira de 27 anos de idade e Renato Medeiros da Silva Junior de 24 anos, procuraram a equipe de reportagem do Jornalesp.com para denunciar que foram presos injustamente e que vão processar o estado.
Entenda o caso
Alexandre e seu primo, Junior, que atualmente residem no município de São João do Arraial, relataram que na madrugada desta quinta-feira (22/02), foram acusados por dois policiais militares e dois seguranças de terem sidos os autores de um assalto a um determinado Posto de combustível daquele município.
Segundo Alexandre, os dois militares em companhia de outros dois seguranças, invadiram a residência da sua avó, por volta das 02h30min da madrugada de hoje e lhe acordaram afirmando que o mesmo teria realizado um assaltado ao Posto de combustível.
Já com o seu primo, Renato Junior, os militares chegaram em sua residência, afirmando que a casa teria caído e foram logo colocando as algemas em seus pulsos.
O fato é que os dois foram conduzidos até a Delegacia de Policia da cidade de Matias Olimpio onde ficaram presos até a manhã de hoje.
Alexandre disse que os militares afirmavam a todo momento que os mesmos teriam provas do assalto que foi filmado através do circuito interno do referido Posto de combustível.
“A gente não deve nada e o mais constrangedor de tudo isso foi eles terem colocados nós dentro de uma cela cheia d´água, contaminada com o mosquito da Dengue”, disse Alexandre, conhecido popularmente como, Pelado.
Alexandre relatou que a seis anos trabalha como montador no estado do Paraná e que aproveitou este período para retornar ao município de São João do Arraial para rever amigos e familiares.
Os dois primos garantem que vão entrar com uma ação na justiça pela humilhação sofrida.
Já o advogado Francisco Linhares de Araujo Junior, disse que vai ingressar na justiça com uma ação de indenização por danos morais contra o estado e mais uma ação criminal por abuso de autoridade contra os dois militares.
“Tanto os dois militares, bem como, os dois seguranças, irão responder ainda por invasão a domicilio e constrangimento ilegal”, falou o jurista e professor.
De acordo com o nobre advogado, o mesmo vai pedir no final do processo a expulsão dos dois militares do quadro da Policia Militar.
A nossa equipe de reportagem até o fechamento desta matéria não conseguiu falar com os dois militares e os seguranças envolvidos neste polêmico episódio.
São policiais despreparados para exercer a profissão, são pessoas sem escrúpulos, sem humildade e tem que pagar pelos seus atos ilícitos que praticaram.
Já recebemos várias denúncias de seguranças armados exercendo a função de policial na cidade de São João do Arraial, isso é ilegal e vamos investigar.
A polícia n pode prender ninguém sem provas e mandado judicial , e nem invadir a casa de um cidadão sem ordem judicial. Eh revoltante saber que a polícia ao invés de proteger o cidadão faz o contrário
Ao invés de defender o cidadão, a polícia tornou-se ela mesmo uma ameça, sobretudo se você for negro e viver na periferia. A instituição tornou-se uma contradição em si, que não cabe na democracia que conquistamos.
Não faltam exemplos para retratar o quanto andamos mal de polícia, seja a militar, seja a civil. Bombas, drogas e qualquer tipo de “prova” plantada na mochila de manifestantes, de tão banalizadas, tornaram-se mero detalhe em um País onde Amarildos simplesmente desaparecem e onde jovens pobres são metralhados sem razão dentro do próprio carro.