Arte e CulturaGeralSociedade

Polêmica: Integrantes de Grupos Folclóricos Esperantinenses reclamam da demora na ajuda financeira para as Quadrilhas

Domingos GomesAlguns integrantes dos tradicionais Grupos Folclóricos  da cidade de Esperantina, procuraram a  equipe de reportagem do jornalesp.com para denunciar a demora com relação a ajuda financeira para as Quadrilhas neste ano.  Um dos representantes de Grupos Folclóricos  que não está nem um pouco satisfeito com a demora da ajuda de custo, é o atual Presidente da Associação Folclórica Retiro dos Ciganos, Domingos Gomes Carvalho.Segundo relatou o presidente Domingos Gomes, disse que já participou de duas reuniões  com a equipe da Prefeitura e até o momento nada foi decididio sobre o apoio financeiro.

“Estamos a menos de vinte dias do inicio de nossas apresentações e até o momento não recebemos nenhum tipo de apoio e a cada dia fica cada vez mais dificil de organizarmos todos os nossos figurinos”, declarou o Presidente.

Domingos Gomes chegou a declarar ainda, caso realmente os grupos não recebam nenhum tipo de ajuda por parte do poder público municipal, nenhuma Quadrilha participará das atividades em Esperantina.

Raimundo AmorimJá o Presidente da Quadrilha Asa Branca, vencedora do festival do municipio do ano passado, professor Raimundo de Sousa Amorim, disse que este ano será o seu último festival a frente da agremiação, justamente por falta de apoio merecido para os Grupos Folclóricos.

Segundo Raimundo Amorim, declarou está a 19 anos trabalhando com grupos folclóricos e sempre existe deficiência na falta de apoio para as Quadrilhas.

“Eu tenho uma longa história com relação a cultura de Esperantina, já participei da quadrilha Mexeu-Mexeu do EDUCAMAR, já estive a frente da Retiro dos Ciganos e agora estou a frente da Asa Branca e todos os anos são as mesmas dificuldades, e por  tudo isso, no próximo ano não participarei mais de nenhum festival, não que a Quadrilha Asa Branca vá acabar, pelo contrário, Eu é que vou sair e com certeza alguém do grupo se quiser vai me substituir”, relatou o professor.

Raimundo Amorim disse que um outro aspecto que está preocupando os Grupos Folclóricos é a falta de um Secretário de Cultura a frente da pasta que possa solucionar toda esta problemática,  já que o ex-secretário de Cultura Mauricio Costa não está mais a frente do cargo.

Uana SaraProcurado por nossa equipe de reportagem para falar sobre este polêmico caso, a atual coordenadora de cultura do municipio, Uana Sara Silva, disse que dá mesma forma  que  a  Prefeitura ajudou no ano passado os Grupos Folclóricos, este ano o apoio financeiro  vai está garantido.

“Olha a Prefeitura vai apoiar as sete Quadrilhas existente no municipio, além de apoiar com transporte e alimentação os dois  maiores  Grupos da cidade que todos os anos realizam apresentaçoes em outros municipios  da região. Agora é necessário que os coordenadores destes grupos nos  envie com bastante antecedência toda a agenda de viagens deles para que nós possamos nos planejar também”, disse a coordenadora.

7 Comentários

  1. esse prefeito vai acabar com as nossas quadrilhas nas outras cidades todos os prefeitos ja ajudaram as quadrilhas so nao aqui em esperantina cade o secretario de cultura ja fas um mes que nao tem secretario de cultura,isso e uma vergonha.

  2. Na epoca do santolia, ele deu ajuda financeira e ônibus com alimentação e tudo para os grupos irem pra Teresina.eu era feliz e não sabia!!!

  3. O Prefeito não tem priorizado a cultura em nossa cidade, vejam só…estamos sem Secretário há mais de um mês e ele nem se mexe pra resolver isso, deixa a frente essa garota fraquinha que nem sabe direito o que fazer, porque ela não é preparada para isso. Ano passado tivemos uma organização melhor isso porque o Ex Secretário Mauricio Costa estava a frente…Pra ele ter saido…o prefeito só pode tá fazendo muita coisa errada….é uma pena ver pessoas capacitadas abrirem mão do governo atual….isso é um sinal de indignação….e nós população estamos mais ainda decepcionados….ao saber que o Prefeito só se preocupa com o bolso dele e de seus acessores….que estão tudo desfilando na luxúria de Teresina, e a humildade acabou, mas na campanha estarão todos correndo atrás dos pobres…e vão levar é pé na bunda!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo