Arte e CulturaCidadesGeral

Grupo Cultural de São João do Arraial é atração no Global Rock Art nesta terça

Tambor de CrioulaTambor de Crioula da localidade Chapada da Sindá é atração desta terça (30) no Global Rock Art, na cidade de São Raimundo Nonato.
O município de São João do Arraial vem se destacando no Estado devido aos empreendimentos realizados na área da economia, da educação, da geração de renda e da cultura.

Após já ser referência através do Banco dos Cocais, do Projeto ELO (Escola Local Organizada) que adquire parte da merenda escolar proveniente dos produtores do próprio município e do já premiado Ponto de Cultura Coco Babaçu, a cultura de raiz do município também já começa a trilhar um caminho de propagação através da dança.

Tambor de crioulaO Grupo Cultural Tambor de Crioula da Chapada da Sindá – localidade do município de São João do Arraial – só em 2009 já teve importantes conquistas e apresentações pelo Estado e até pelo país.

Em Janeiro deste ano, após a gravação do primeiro cd, o grupo foi uma das atrações do Fórum Social Mundial, em Belém do Pará, onde mesmo sob forte chuva, animou a noite e fez brasileiros e estrangeiros caírem na dança.

Desde então, a procura por apresentações do Tambor de Crioula da Chapada da Sindá em eventos que destacam a cultura e a tradição só tem aumentado.

O grupo ainda participou da abertura do evento de lançamento dos Pontos de Cultura do Estado, realizado no Clube dos Diários com a presença do vice-governador Wilson Martins, da Presidente da FUNDAC, Sônia Terra, do deputado estadual Fabio Novo e demais autoridades.

Tambor de CrioulaRecentemente, o grupo também se apresentou na última noite do Encontro Nacional de Folguedos, na vila olímpica do estádio Albertão. E na noite desta terça-feira (30), faz parte da programação cultural do Global Rock Art – o fórum Internacional de Pinturas Rupestres, que acontece em São Raimundo Nonato e conta com mais de mil participantes entre arqueólogos, turismólogos, historiadores, estudantes, autoridades e representantes dos cinco continentes.

“É muito gratificante poder participar e acompanhar essa evolução do Tambor de Crioula. Uma cultura que é do nosso município, do nosso estado e que está sendo vista e apreciada por todo o mundo em eventos desse porte. Isso é de uma enorme importância para nós, como incentivadores da cultura local e, certamente, para eles que divulgam a sua tradição, que já foi tão marginalizada, agora com muita auto-estima e orgulho”, afirmou o Prefeito Francisco Limma que estará acompanhando a apresentação do grupo em São Raimundo Nonato.Prefeito Limma dançando

O Grupo Cultural Tambor de Crioula da Chapada da Sindá também tem despertado o interesse de uma emissora nacional. Um assunto que ainda está em negociação e requer cautela.

“Tudo tem que ser tratado de uma forma tranqüila e segura porque estamos lidando com seres humanos. Não queremos gerar falsas expectativas para ninguém e, por isso, tudo tem que ser no tempo certo”, ressaltou Limma.

“Pra nós é muito bom ver toda essa gente apreciando nossa dança, nossa cultura. A gente só tem a agradecer ao Prefeito Limma que foi quem, desde o começo, incentivou a comunidade a ver o tambor de crioula como arte.”, diz o Mestre João Luzia.

O Grupo Cultural Tambor de Crioula da Chapada da Sindá foi criado por volta dos anos 50, como uma forma de entretenimento e integração da comunidade local. A dança é marcada pelos movimentos rítmicos, pelo toque acelerado dos tambores e as pisadas fortes dos pés.

O grupo, formado por homens e mulheres, jovens e crianças, é coordenado pelo Mestre João Luzia, um agricultor autodidata, que compõe músicas, ritmos e toadas captadas a partir dos sons do ambiente em que vive e trabalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo