Trabalhadores do setor incluídos pelo Ministério da Saúde no grupo prioritário para receber a vacina contra a influenza A (H1N1) têm até o dia 19 de março para se imunizarem contra a doença. A vacinação começa nesta segunda-feira, 8, e a estimativa é a de que quatro mil profissionais sejam vacinados em Teresina, nesta primeira etapa, nas salas de vacina das unidades de saúde da Prefeitura da capital.
Os trabalhadores da saúde que devem ser vacinados contra a gripe pandêmica são aqueles com potencial risco de contrair a infecção pelo contato com possíveis suspeitos da doença, especialmente o profissional que sua ausência pode comprometer o funcionamento do serviço em relação a uma possível onda de pandemia da influenza prevista para este ano.
Cita o Ministério da Saúde que os trabalhadores do setor, aptos a receber a vacina, são aqueles de serviços de saúde públicos e privados da atenção básica (Estratégia Saúde da Família e unidades de modelo tradicional), pronto atendimento, pediatria, obstetrícia, pneumologia de hospitais de emergência e de referência para a gripe e unidades de terapia intensiva que em 2009 receberam casos suspeitos e confirmados da influenza ou que venham a receber na possível próxima onda de pandemia.
Incluídos nesse grupo estão os profissionais de laboratório que realizam os ensaios clínicos para sorologia do diagnóstico da
infecção, as equipe de vigilância em saúde que atuam no gerenciamento da reposta à pandemia e na investigação de casos que estão sob potencial risco de contrair a doença.
Etapas – As pessoas dos grupos indicados devem comparecer às unidades de saúde com a carteirinha de vacinação e documento de identidade. A vacina é contra-indicada a quem tem alergia a ovo. A primeira etapa será entre 8 e 19 de março e é destinada a trabalhadores de saúde incluídos em grupo prioritário.
A segunda etapa vai de 22 de março a 2 de abril, compreendendo três grupos prioritários: gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças de seis meses a menos de dois anos de idade. Neste último grupo, as crianças receberão uma segunda dose entre 22 de abril e 2 de maio. A terceira etapa corresponde à imunização da população de 20 a 29 anos, no período de 5 a 23 de abril; na quarta etapa, no período de 24 de abril a 7 de maio, será imunizada a população com mais de 60 anos com doenças crônicas; e na quinta etapa, que vai de 10 a 21 de maio, serão vacinados adultos de 30 a 39 anos.
Doenças crônicas – Portadores de doenças crônicas para a vacinação são aqueles com obesidade grau 3, doenças respiratórias crônicas desde a infância, asmáticos, doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória, doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória, imunodeprimidos, diabetes, doença hepática, doença renal, entre outras.
Segundo a coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, a vacinação é apenas uma das formas de prevenção. Ela disse que várias medidas podem ser adotadas para prevenir contra a gripe como lavar as mãos com frequência; ao tossir ou espirrar, utilizar lenço descartável; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. A recomendação é para que, aosurgirem sintomas de gripe (febre, tosse, dor de cabeça e no corpo), o usuário deve procurar o posto de saúde mais próximo e evitar tomar medicamento por conta própria.
Fonte: Portal AZ
secretario santana aplique a vacina contra a preguiça e a falta de compromisso publico de alguns agentes de saude como o da R .marechal deodoro QUE SO DA AS CARAS QUANDO LHE DA NA TEIA .
ISSO NAO PODE!!!!