Geral

Greve da Educação pode acabar nesta sexta-feira. Sinte faz assembleia

ProfessoresA greve dos professores da rede estadual, que já dura quase três semanas, pode ser finalizada nesta sexta-feira (04), a partir das 9h. Pelo menos essa é a previsão do Governo, que apresentou hoje à tarde proposta de aumento do piso salarial da categoria, conforme determinação do Ministério da Educação. A proposta foi apresentada pelo secretário de Educação do Estado, Átila Lira, à direção do SINTE, em reunião.

Átila Lira informou que o Governo vai pagar o novo piso do magistério, R$ 1.187,97, aprovado semana passada pelo Governo Federal, já a partir de março, com data retroativa de janeiro. O secretário saiu da reunião, que durou mais de duas horas, direto para a casa do governador Wilson Martins para discutir o projeto que será apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Os deputados precisam aprovar a lei.

Segundo o secretário, o Piauí é um dos estados que precisará da ajuda do Governo Federal para cumprir a determinação. Átila disse que o impacto do reajuste na folha de pagamento será de R$ 10 milhões por mês. “O reajuste salarial será cumprido. Essa foi uma determinação do próprio governador e minha pessoal”, garantiu. O aumento com relação ao piso atual é acima de 15%.

Já nesta sexta-feira, a direção do Sinte promove uma Assembléia geral da categoria, no teatro de Arena, na praça da Bandeira, no Centro de Teresina, para discutir a proposta do Governo e decidir pelo fim, ou não, da greve. “Recebemos a proposta do secretário (Átila Lira) e vamos apresentá-la em Assembleia nesta sexta”, disse Odeni silva, presidente do Sinte, ressaltando que as outras reivindicações da educação ficaram mesmo para serem discutidas em maio, mês da data base da categoria.

Fonte: Portal Az]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo