Em entrevista à TV AZ e ao Portal AZ, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB), disse acreditar que a greve dos Professores irá terminar amanhã (10). Ele afirma que o movimento grevista está no fim e diz que o Piauí paga mais que estados como o Rio Grande do Sul. Segundo o parlamentar, o menor salário dos professores piauienses será de R$ 1.700. Valor este atingido após a proposta de aumento de 22% sugerida pelo governador Wilson Martins (PSB) e aprovada pela Alepi.
Themístocles diz que os transtornos causados pela greve dos professores se dão mais gravemente apenas na capital e que em mais de 90% das cidades do interior do estado, os profissionais da educação não estão em greve.
O deputado afirma ainda, que apesar de existir partidos políticos envolvidos no movimento grevista e estes levantarem suas bandeiras, este fato não torna a manifestação dos professores em uma greve de cunho político.
Projetos para o Estado
O deputado também destacou alguns dos principais projetos que o estado do Piauí pretende realizar com a ajuda do empréstimo cedido pelo Banco Mundial e do apoio do vice-presidente da república, Michel Temer.
Segundo o parlamentar, o Piauí e todos os estados do Nordeste necessitam de investimentos do Governo Federal para se desenvolver. “É preciso que o Governo Federal nos ajude. A maior obra realizada por ele no Piauí foi a barragem de Boa Esperança, que hoje só atende a capital.”, destaca o deputado.
Themístocles cita o estado de Pernambuco como exemplo de desenvolvimento, e afirma que procura realizar projetos semelhantes no Piauí.
“São coisas simples. O Governo Federal tem que autorizar o leilão para autorização da utilização do gás no Piauí. O Piauí não tem esses recursos, precisamos de uma parcela de contribuição.”
O deputado falou sobre sua viagem para Brasília amanhã (10), e que irá focar na obra de conclusão dos 130 quilômetros da BR 222, que liga os municípios de Piripiri, Batalha, Esperantina, São João do Arraial e Matias Olímpio na região norte do estado. Para o deputado, a BR 222 irá ajudar a todas as cidades do Norte do estado a crescerem e ganharem mais autonomia financeira.
Fonte: Portal Az
Mas deputado, voCê que tá na lista dos inimiogos do povo tem coragem de falar do aumento de 22% mas não explica como foi a prorposta feita pelo governo, que é uma proposta vergonhosa. Por isso que a greve continua e os estudantes sem aula.E, que eles e suas familias sabem muito bem que toda a culpa é de voces que fazem parte do governo. É uma vergonha pro estado do piauí. O Piaui todo tá tomando conhecimento e abrindo os olhos com relação a todos voces que que estão na História do discaso na Educação do Piaui. “SÃO OS INIMIGOS DO POVO”. Tá na lista viu, nos autdors da capital e espalhado pelo Piauí.
Esse deputado tem um serio problema, só pensa em estrada, enquanto as escolas tão fechadas, alem da capital o interior tanbem tem escolas fechadas e outra ja se fechando a partir de segunda feira.